domingo, 29 de março de 2009

Assistência a Projetos Comunitários e de Segurança Humana

O Consulado Geral do Japão no Rio de Janeiro realizará a solenidade do programa do Governo do Japão “Assistência a Projetos Comunitários e de Segurança Humana” para o projeto de Implantação do Serviço de Densitometria Óssea da Associação Beneficente São João Batista (Visconde do Rio Branco-MG).

1. Data e horário: 30 de março de 2009, segunda-feira, às 18h00

2. Local: Hospital São João Batista (administrado pela entidade beneficiada)
Praça Jorge Carone Filho, 806, Centro, Visconde do Rio Branco –
MG

3. Participantes: Cônsul-Geral Masahiro Fukukawa, Provedor da Associação Beneficente São João Batista, Edgar Silva e Secretário Municipal de Saúde de Visconde do Rio Branco, entre outros.

4. Valor doado pelo Governo do Japão:
US$ 56.075,00 (R$130.880,00) para a aquisição de um aparelho de densitometria óssea, um no-break, um ar condicionado, dez cadeiras fixas para a sala de espera, uma cadeira giratória para a radiologia e uma porta de vidro para a entrada da sala de espera.

5. Sumário sobre a entidade beneficiada:
O Hospital São João Batista está localizado na cidade de Visconde do Rio Branco, que tem 35.000 habitantes e fica a 320 km a sudeste de Belo Horizonte.

Este hospital geral oferece seviços médicos, em clínica médica, cardiologia, pediatria, ginecologia e obstetrícia, cirurgia, entre outros, e possui salas de cirurgia, centro de tratamento intensivo (CTI), centro de imagem e 110 leitos no total.

Este é o único hospital gratuito que atende os pacientes usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) no município de Visconde do Rio Branco e outros municípios adjacentes como Guiricema, São Geraldo, Paula Cândido, Coimbra e Ervália, e esses seis municípios juntos têm aproximadamente 87.000 habitantes.

6. Benefícios:
As pessoas acima dos 40 anos de idade, especialmente as mulheres, têm uma grande possibilidade de sofrer com a osteoporose. Não é raro a ocorrência de fraturas graves por causa dessa doença, o que leva a uma diminuição da qualidade de vida, à invalidez ou até mesmo à morte prematura. Para evitar isto, é fundamental que haja o diagnóstico precoce da osteoporose através de exames de densitometria óssea e que se proceda a um tratamento adequado.

Entretanto, não existe nenhum hospital que atenda os pacientes usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) e que possua um aparelho de densitometria óssea no município de Visconde do Rio Branco e nos cinco municípios adjacentes. Assim, a maioria dos habitantes destes seis municípios não pode fazer o exame de densitometria óssea, consequentemente impossibilitando o diagnóstico precoce.

Com este projeto, cerca de 27.000 pessoas acima dos 40 anos de idade do município de Visconde do Rio Branco e dos cinco municípios adjacentes poderão fazer o exame de densitometria óssea.

Estima-se, no início, que o número de exames seja de 80 / mês aproximadamente, mas espera-se no futuro um aumento para cerca de 170 / mês.

Seção Econômica do Consulado Geral do Japão no Rio de Janeiro

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pela visita. Todo comentário é moderado.
Palavrões,ofensas e assemelhados não são aceitos, assim como textos fora do contexto do post e/ou com link para outro site.