quinta-feira, 21 de maio de 2009

APM promove novo debate simultâneo em dezenas de cidades de São Paulo

sobre transtornos de aprendizado


Em 25 de maio, a Associação Paulista de Medicina (APM) promove novo debate ao vivo, por videoconferência, sobre Transtornos de Aprendizado. Com início às 20h30, especialistas ministrarão uma aula de atualização, a partir da capital, 100% ao vivo para diversas cidades do estado de São Paulo:
Amparo, Americana, Andradina, Barretos, Bauru, Botucatu, Campinas, Indaiatuba, Jaú, Marília, Piracicaba, Presidente Prudente, Santos, São Carlos, Votuporanga, São José do Rio Preto, São José dos Campos, Sorocaba, São Caetano, Santo André, entre outros.


Os pólos dessa ação de atualização científica são municípios com regionais da APM. Transmitirão em tempo real as palestras proferidas desde a sede da APM, em São Paulo, capital, sobre diagnóstico e condutas do TDAH sob o enfoque psicopedagógico; e os aspectos médicos do TDAH, seu diagnóstico, e a orientação familiar.

"A primeira parte do debate, em abril, foi um sucesso absoluto, com cerca de 700 profissionais de diversas áreas participando", comemora o psiquiatra Wimer Bottura Junior, presidente do Comitê multidisciplinar de Adolescência da APM, coordenador do evento.


O debate é dirigido a médicos, educadores, psicólogos, psicopedadogos, fonoaudiólogos, assistentes sociais, fisioterapeutas, diretores de escolas e outros profissionais interessados, além do público em geral. Mesmo aqueles que não participaram da primeira fase poderão assistir a esta etapa, gratuitamente.

O objetivo é levar aos lugares mais distantes informações atualizadas sobre o tema, facilitando o diagnóstico e proporcionando aumento no número de casos tratados. Ao término da videoconferência, um espaço será aberto para discussão e dúvidas de todos os participantes de todos e quaisquer pontos de transmissão.

Transtornos de aprendizado

Os Transtornos do Aprendizado e os Transtornos Psiconeurofuncionais atingem cerca de 40% da população em idade escolar. Os principais transtornos de aprendizado, segundo a psicopedadoga Ana Silvia Figueiral, que falará sobre estes temas, são a dislexia - dificuldade na área da leitura, escrita e soletração, a discalculia - incapacidade de compreender e manipular números, e a disgrafia - alteração da escrita. São distúrbios que muitas vezes levam a criança a uma punição injusta, desmotivando-a ainda mais.

Um dos maiores contratempos, no entanto, é o déficit de atenção, com ou sem hiperatividade, que atinge cerca de 6% das crianças em idade escolar trazendo situações dramáticas para o portador e pessoas mais próximas quando não diagnosticado e tratado.

Suas principais características são a fácil distração e a impulsividade, acrescidas ou não da hiperatividade. As crianças portadoras do TDAH podem mostrar-se tranqüilas ou inquietas, mas invariavelmente sofrem com a dificuldade de concentração, que atrapalha a aprendizagem e é visível nas notas finais.

"Um transtorno de aprendizado não tratado é um dos principais motivos para a defasagem escolar. A partir desse ponto, o jovem fica inclinado a seguir o caminho do abandono, o que leva muito ao uso de drogas, à violência e à marginalidade", alerta dr. Wimer Bottura Jr. "A atuação integrada entre educadores, psicólogos, psicopedagogos e médicos é fundamental na abordagem adequada. Precisamos chegar às crianças antes que os transtornos do aprendizado se transformem em problemas maiores".

Videoconferência Transtornos de Aprendizado

Data: 25 de maio de 2009

Horário: 20h30


Acontece Comunicação e Notícias




--
http://www.farolcomunitario.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pela visita. Todo comentário é moderado.
Palavrões,ofensas e assemelhados não são aceitos, assim como textos fora do contexto do post e/ou com link para outro site.