terça-feira, 19 de maio de 2009

Audiência debate processos judiciais no Sistema Público de Saúde

Os processos judiciais para garantir aos cidadãos medicamentos, internações e tratamentos por parte das prefeituras e Estado, é o tema da audiência pública que a Comissão de Saúde da ALMG vai realizar nesta quarta, dia 20/5, às 9h30, a pedido do deputado estadual Adelmo Carneiro Leão(PT/MG). A chamada judicialização da saúde tem mexido com o Poder Judiciário, as prefeituras, os Estados, a União e os usuários do Sistema Único de Saúde.

As prefeituras recebem diariamente ações judiciais na área da saúde, principalmente em relação a cirurgias, medicamentos e internações, o que tem elevado os gastos com saúde, algumas cidades registrando a aplicação muito acima do índice de 15% como prevê a Emenda Constitucional nº 29. Já os cidadãos que não conseguem um remédio, atendimento ou tratamento vão à Justiça em busca do direito à saúde.

O problema cresce à medida que a população aumenta e os serviços públicos não correspondem à demanda e falta política pública de medicamentos, por exemplo. Para tentar buscar uma alternativa ou atenuantes para essas situações, o deputado estadual Adelmo Carneiro Leão solicitou uma audiência pública na Comissão de Saúde. "O objetivo da audiência é debater, conhecer as diferentes realidades e buscar alternativas e soluções junto aos órgãos, instituições e entidades envolvidas de modo a possibilitar melhor desempenho dos municípios e mais qualidade no atendimento à população", afirma o deputado Adelmo.

Para a audiência foram convidados representantes do Conselho Nacional de Saúde, Conselho Estadual de Saúde, Conselhos Municipais de Saúde, governo estadual, prefeituras, Defensoria Pública, Ministério Público, entidades médicas, sindicatos e representação dos usuários.


Assessoria de Imprensa do deputado Adelmo Carneiro Leão
Lúcia Azevedo
 





--
http://www.farolcomunitario.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pela visita. Todo comentário é moderado.
Palavrões,ofensas e assemelhados não são aceitos, assim como textos fora do contexto do post e/ou com link para outro site.