domingo, 31 de maio de 2009

GANEPÃO debate as dietas para emagrecer

O Ganep Nutrição Humana promove, de 18 a 20 de junho de 2009, no Centro Fecomercio de Eventos, em São Paulo, o III Congresso Brasileiro de Nutrição Integrada (CBNI) e Ganepão 2009. O tema central dos debates será "Nutrição como Condicionante da Qualidade de Vida".

Destaque para o painel Emagrecer: é melhor com dieta ou exercício?, que reunirá especialistas renomados e terá a coordenação do dr. Márcio Mancini, médico assistente do Grupo de Obesidade e Doenças Metabólicas do Serviço de Endocrinologia e Metabologia do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP.

"A melhor forma de emagrecer envolve as duas atividades: dieta e exercícios físicos. Uma alimentação balanceada deve ser potencializada com a prática dos aeróbicos e da musculação. São atividades que gastam calorias, fazendo com que a gordura se torne fonte de energia".

Crianças e idosos também podem adotar essa receita. Mas em quaisquer grupos de pacientes é imprescindível uma avaliação médica para verificar fatores como o peso, a capacidade física, e propensão a doenças cardíacas, por exemplo. O ideal, aliás, é que o tratamento seja elaborado por uma equipe multidisciplinar para atingir o resultado almejado.

É relevante destacar que mesmo após atingir o peso considerado ideal, a rotina estabelecida pelo profissional deve ser mantida. Abandonar o tratamento ao alcançar o resultado desejado normalmente resulta em acréscimo de peso de forma gradativa.

"O objetivo final da luta contra a balança é que o indivíduo perca entre 600 e 1000 calorias/dia. Desta forma, elimina-se gordura, em média 1kg/semana, de forma saudável", comenta o dr. Mancini.

A junção da dieta e de exercícios físicos interfere diretamente no metabolismo. Aliás, ao adotá-la, a pessoa ganha massa muscular, que age diretamente no metabolismo, acelerando-o e facilitando a queima de calorias. É importante não ficar sem ingerir alimentos por muitas horas, pois o organismo necessita deles para manter o ritmo equilibrado.

É relevante salientar ainda que suplementos potencializadores de perda de peso ou ganho de massa muscular são um risco se administrados sem a indicação de um especialista.

III Congresso Brasileiro de Nutrição Integrada (CBNI) e Ganepão

Data: 18 a 20 de junho de 2009

Local: Centro Fecomércio de Eventos

Endereço: Rua Dr. Plínio Barreto, 285 – Bela Vista - São Paulo - SP

Acontece Comunicação e Notícias



--
http://www.farolcomunitario.com.br
rede web de informação e cultura

2 comentários:

  1. Ficamos sabendo agora, 13:20h de 31/05/09, na hora em que os portões se abririam..."Demos com a cara na porta", como diz o velho ditado! Quem paga as despesas (que agora serão duplas)de quem veio de fora, de quem não mora na cidade? A prefeitura ou a organização do evento? Estou em Hotel com meu marido desde sábado à noite, exclusivamente por causa do evento. Porque não foi "muito bem divulgado" e "com a devida antecedência" o adiamento?
    Paula Hanne e Thiago, de SP/SP.

    ResponderExcluir
  2. O comentário acima refere-se a esta notícia
    http://farolcomunitario2.blogspot.com/2009/05/nota-oficial-jundiai-fest-folia.html

    e não ao Ganepão

    ResponderExcluir

Obrigado pela visita. Todo comentário é moderado.
Palavrões,ofensas e assemelhados não são aceitos, assim como textos fora do contexto do post e/ou com link para outro site.