quinta-feira, 21 de maio de 2009

Porta-Curtas Petrobras impulsiona o projeto Cinema na Escola

Motivar os professores para trabalhar com o Cinema, ampliando o debate em torno da utilização de filmes pelas escolas. Esse é o objetivo do projeto Porta-Curtas Petrobras, do Portal Planeta Educação (www.planetaeducacao.com.br), que traz artigos com indicações de filmes que podem ser exibidos em sala de aula. Os textos têm caráter literário, filosófico e lí­rico, para despertar a atenção dos mestres para a riqueza dos temas trabalhados nesses curtas-metragens. Ao final, ainda é possível assistir aos filmes.

  

"Através de nossa coluna queremos despertar os professores e internautas em geral para belíssimas produções em curtas-metragens, que trazem várias possibilidades de enriquecimento cultural. O projeto é fruto de parceria com o site Porta-Curtas Petrobras, que realiza um valioso trabalho disponibilizando, através da web, vídeos de curtas-metragens brasileiras de grande qualidade (e com um acervo bastante amplo)", explica o professor João Luís de Almeida Machado, doutor em Educação e editor do portal Planeta Educação.

  

Desde que foi criada, em outubro passado, mais de 40 mil internautas já acessaram a coluna. Nela, o professor João Luí­s analisa os curtas-metragens, produz uma resenha crítica e elucidativa de cada um e mostra como eles podem servir como material de debate nas escolas.

Entre os curtas indicados, estão alguns já clássicos, como Barbosa, Ilha das Flores e Aquarela. O mais recente é "Clandestina Felicidade", que tem como protagonista a escritora Clarice Lispector em sua infância.

 

A empresa Planeta Educação, que atua em escolas públicas de vários municípios brasileiros, em parceria com as Secretarias de Educação, já desenvolve o projeto "Cinema na Escola" em cidades como Bertioga e Cubatão, na Baixada Santista (SP).

"Não só os longas, mas também os curtas-metragens podem e devem ser utilizados pelos professores para ampliar o conhecimento de seus alunos", conclui Machado.

 

Relação de curtas já analisados na coluna Porta-Curtas Petrobras:

 

- Clandestina Felicidade

- A Casa

- Aquarela

- Barbosa

- Cartas da Mãe

- Está lá? É do inimigo?

- Ilha das Flores

- Meow

- Negócio Fechado

- O Lobisomen e o Coronel

- Pax

- Três Minutos

- Vida Maria

 

Ex-Libris Comunicação Integrada





--
http://www.farolcomunitario.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pela visita. Todo comentário é moderado.
Palavrões,ofensas e assemelhados não são aceitos, assim como textos fora do contexto do post e/ou com link para outro site.