quinta-feira, 21 de maio de 2009

Rossi adota palm tops nos canteiros de obra


Empresa investe em tecnologia para garantir padrão de qualidade

A Rossi, uma das principais construtoras e incorporadoras do País, destaca-se na adoção de tecnologias de ponta para controlar a qualidade da execução dos seus empreendimentos. Seguindo esta diretriz, implantou um programa que utiliza palm tops (computadores de mão) para acompanhar a execução dos serviços, em cada etapa das obras.

A nova tecnologia eliminou as planilhas de papel, que eram preenchidas manualmente nos canteiros de obra, permitindo um controle mais rígido da qualidade da execução dos trabalhos. Com o programa, as informações podem ser compartilhadas em tempo real. 

Desta forma, todos os colaboradores e diretores acessam, a qualquer momento, detalhes das obras de empreendimentos em São Paulo. A primeira obra da cidade a operar com palm top foi a do empreendimento Mont Serrat, localizado no bairro do Tatuapé. Implementado desde outubro de 2008 nos empreendimentos na cidade de São Paulo, a nova tecnologia também já se estendeu para as demais Regionais, Campinas, Rio de Janeiro e Sul.

O trabalho com os palm tops é ágil e seu manuseio é simples, em relação aos procedimentos anteriores. O próprio software apresenta critérios para a avaliação da qualidade de cada etapa de serviço da obra. Como exemplo, podemos verificar na fase de acabamento o sistema indicando os itens a serem checados, como espessura do reboco e o emboço.

"O sistema estabelece critérios de avaliação, serviço conforme ou serviço não conforme, trazendo agilidade e praticidade ao profissional da obra", afirma o diretor de engenharia da Rossi, Renato Diniz. O executivo ainda destaca que o sistema de verificação do serviço informa precisamente se as tarefas que foram executadas estão dentro dos procedimentos normativos e padrões da Rossi.

Além dos indicadores de avaliação dos serviços, o sistema controla todas as etapas, promovendo o monitoramento das eventuais ocorrências que possam existir durante a execução da obra. A rapidez do sistema é a principal vantagem do mesmo, promovendo inclusive o agendamento de inspeções automaticamente que passam a ser tratadas de forma organizada. No caso da primeira checagem do serviço não corresponder aos informes técnicos da Rossi, o engenheiro através do palm identifica e realiza uma nova reinspeção, tratando o processo de forma a detectar a necessidade de novos treinamentos, visando assim, retomar a qualidade dos serviços.

Por conta da rapidez do sistema, os palm tops também trouxeram uma redução significativa na ordem de 60% do tempo utilizado para a emissão de relatórios gerenciais, considerando que esta ferramenta é produzida pelo próprio sistema digitalizado. 

Assim, as informações registradas no sistema são extremamente precisas, trazendo confiabilidade a todos os processos construtivos, considerando ainda, que o sistema avalia de imediato todas as informações, não se perdendo detalhes importantes do processo executivo. 

A adoção desta tecnologia faz parte de um conjunto de medidas que visam a manutenção dos Sistemas Gestão da Qualidade ISO 9001 e PBQP-H. 

Visite: www.rossiresidencial.com.br ou acesse pelo celular o portal mobile da Rossi: www.rossiresidencial.com.br/mobile

via Lead