segunda-feira, 25 de maio de 2009

UFPA inaugura rádio web


Após quatro meses funcionando em caráter experimental, a Rádio Web UFPA

terá uma nova programação a partir do dia 29 de maio

 

O horário é 11h. A data é 29 de maio. O local é o Auditório do Instituto de Letras e Comunicação, no Campus do Guamá, da Universidade Federal do Pará. Trata-se da inauguração oficial da Rádio Web UFPA. Após dez anos de pesquisa sobre o radiojornalismo na Amazônia e depois de quatro meses funcionando em caráter experimental, professores e estudantes da Faculdade de Comunicação comemoram a estreia da nova programação do mais recente veículo de comunicação da Universidade.

 

A partir do dia 29, irão ao ar cinco novos programas, cobrindo as principais atividades desenvolvidas pela Instituição: UFPA Ensino (sobre as mais diversas temáticas envolvendo o ensino superior, médio e fundamental), UFPA Pesquisa (a divulgação científica é o foco principal do programa), UFPA Comunidade (os projetos que beneficiam diretamente a sociedade são o destaque), UFPA Debate (temas do cotidiano analisados a partir de vários pontos de vista) e Universidade Multicampi (trazendo a produção científica, acadêmica e cultural do interior do Estado).

 

No Brasil, das 58 Instituições Federais de Ensino Superior (IFES) existentes, 13 possuem emissoras de rádio AM ou FM, na versão on line. Entre os vários objetivos do novo veículo de comunicação, a Rádio Web UFPA pretende aliar a versatilidade do webjornalismo ao tradicional modelo radiofônico, em prol do intercâmbio científico, cultural e acadêmico.

 

"Nossa meta é que possamos socializar o conhecimento produzido na UFPA dentro e fora do país, além de promover o debate democrático e plural de ideias. E mais, a Rádio será, também, um polo de formação sobre rádio", explica a coordenadora da Rádio Web, profa Luciana Miranda. O projeto já completou dois anos e contemplou a compra de equipamentos, a formação de um grupo de estudos sobre rádio e a adequação do espaço físico na Faculdade de Comunicação. "Para isso, temos contado com o apoio de professores, alunos e de vários setores da UFPA, como o CTIC, a Fadesp, a Facom e a própria Reitoria, além de uma empresa de comunicação", complementa.

 

Mais que um site

 

No formato do web e pautada pela divulgação científica, a Rádio Web também terá um novo site (www.radio.ufpa.br), no qual o usuário, além de ouvir a programação diária e ininterrupta, terá acesso a um banco de dados (texto e áudio). Desta forma, o usuário (professores e alunos de qualquer instituição ou demais interessados) poderá acessar as informações veiculadas, ouvi-las novamente ou "baixá-las", armazenando-as em seu computador pessoal para uso futuro ou imediato. Os programas sobre as mais diversas temáticas poderão ser ouvidos colocando-se "palavras-chave" no site da Rádio, como "aquecimento global" ou "literatura comparada".

"Na nova página inicial da Rádio, o internauta irá encontrar as notícias mais recentes ou a divulgação dos programas que irão ao ar. Cada programa terá sua página específica, com informações específicas e edições anteriores, por meio do banco de dados", explica o estudante de Comunicação Social e um dos responsáveis pela manutenção do site da Rádio, Ezequias Ferreira Nascimento.

  

E no segundo semestre, mais novidades...

A Rádio Web terá mais estreias a partir de agosto. Serão os programas UFPA na Madrugada, voltado para os estudantes do ensino médio que se preparam para o vestibular, e o Radiojornal Acontece, com reportagens sobre o cotidiano da Universidade.

Histórico

 

Em 2006, com o apoio de várias unidades administrativas da UFPA, a Rádio começou a adquirir seus primeiros equipamentos, mas foi durante o Fórum Social Mundial, em janeiro de 2009, que ela iniciou suas atividades em caráter experimental. Desde então, com o slogan "Rádio Web UFPA – Divulgando Conhecimento", a Rádio veicula uma programação composta pelos programas UFPA Notícias (com informações do dia a dia da Universidade), UFPA Entrevista, Boletim Beira do Rio (com reportagens científicas) e Paixão de Ler (com notas sobre as principais publicações da Editora Universitária).

  
Serviço 
A Rádio Web UFPA pode ser acessada no site www.radio.ufpa.br. 
Tel: (91) 3201-7768 ou 91445634 
E-mail: radioweb@ufpa.br 
  
Texto: Suzana Lopes (Rádio Web UFPA) e Andréa Mota (Ascom) 





--
http://www.farolcomunitario.com.br
rede web de informação e cultura

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pela visita. Todo comentário é moderado.
Palavrões,ofensas e assemelhados não são aceitos, assim como textos fora do contexto do post e/ou com link para outro site.