quinta-feira, 25 de junho de 2009

Coca-Cola Brasil apresenta resultados da terceira edição da Semana Otimismo que Transforma


·        Campanha mobilizou consumidores em todo o país e arrecadou R$ 5 milhões para os programas do Instituto Coca-Cola Brasil

·        A arrecadação desta edição foi 25% maior que no ano anterior

·        Durante a campanha, 2,5 centavos de cada embalagem vendida entre 17 e 23 de maio, foram revertidos para os programas do Instituto Coca-Cola Brasil

O Sistema Coca-Cola Brasil realizou a terceira edição da Semana Otimismo que Transforma, entre os dias 17 e 23 de maio. Durante este período, cada embalagem vendida de qualquer produto do portifólio da Coca-Cola Brasil, como refrigerantes, sucos, águas, chás, energéticos e hidrotônicos, destinou 2,5 centavos para os programas desenvolvidos pelo Instituto Coca-Cola Brasil. Este ano, o total arrecadado foi de R$ 5 milhões, o que representa um crescimento de 25% em relação ao ano anterior.

Os recursos arrecadados com a campanha, que é uma iniciativa pioneira em todos os países do mundo onde a empresa está presente, serão investidos nos programas das áreas de meio ambiente e educação do Instituto Coca-Cola Brasil: Reciclou, Ganhou, Programa de Valorização do Jovem, Educação Campeã e Água das Florestas Tropicais Brasileiras.

"Mais uma vez a arrecadação superou nossas expectativas e o sucesso se deve, principalmente, à participação de milhões de consumidores que não pagam nada a mais pelos produtos no período. Além disso, a campanha está alinhada com o compromisso da empresa com o meio ambiente e a responsabilidade social, representado pelos 'Ps' de Planeta e Pessoas, que estão contemplados na plataforma de sustentabilidade Viva Positivamente", afirma Marco Simões, diretor-superintendente do Instituto Coca-Cola Brasil e também vice-presidente de Comunicação e Sustentabilidade da Coca-Cola Brasil.

Entre os principais parceiros da Coca-Cola Brasil para esta campanha estão o McDonald's, Wal-Mart, Spoleto, Domino's, Koni Store e Carrefour. E além dos parceiros, esta campanha também conta com uma ajuda de peso. Todos os funcionários da Coca-Cola Brasil foram convidados a ajudar a equipe de vendas, como voluntários, ativando vários pontos de venda.

No ano passado, o montante foi responsável por diversas iniciativas de sustentabilidade. Na área de reciclagem, o Instituto Coca-Cola Brasil lançou, em parceria com o Instituto Wal-Mart, uma ação de engajamento do consumidor para o reaproveitamento de lixo, instalando estações de reciclagem em 284 lojas da rede de varejo. Os recursos viabilizaram ainda a ampliação da rede do programa Reciclou, Ganhou, que saltou de 30 para 70 cooperativas, e a otimização da gestão dos processos de reciclagem, por meio de parceria firmada com a ONG Doe Seu Lixo. Os recursos possibilitaram ainda uma forte expansão de atuação na área de Educação, com programa Educação Campeã, parceria entre o Instituto Coca-Cola Brasil, a Renosa - fabricante do Sistema Coca-Cola Brasil para os estados do Mato Grosso, Maranhão, norte do Tocantins e oeste de Goiás – e o Instituto Ayrton Senna.

Sobre o Instituto Coca-Cola Brasil

O Instituto Coca-Cola Brasil é o responsável pelos projetos sociais e ambientais de âmbito nacional do Sistema Coca-Cola Brasil. Seu Conselho Consultivo tem a função de assessorar a administração do Instituto, orientar as políticas econômicas, sociais e financeiras e opinar sobre matérias que sejam submetidas pela diretoria da entidade. A atuação do Instituto Coca-Cola Brasil dá ênfase a programas nas áreas da educação e meio ambiente. Os principais programas ligados ao Instituto são o Programa de Valorização do Jovem, o Educação Campeã, o Reciclou, Ganhou e o Água das Florestas Tropicais Brasileiras.

 - Programa de Valorização do Jovem : O Programa de Valorização do Jovem foi implantado em 1999, com o objetivo de reduzir a evasão escolar no ensino público fundamental. O Programa atende 4.800 alunos do Ensino Fundamental em nove estados brasileiros. Até hoje já foram beneficiados mais de 30 mil estudantes. A mecânica do programa prevê que, em cada escola associada, alunos do 6º ao 9º ano com grave risco de evasão atuem como monitores de estudo de alunos do 1º ao 5º ano, igualmente com dificuldades de aprendizado. Em 2007, a taxa de evasão escolar entre os participantes do programa era de 0.9% e em 2008 não houve evasão. A média nacional registrada pelo INEP - Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira - é de 6.9%.

 - Educação Campeã: Parceria entre o Instituto Coca-Cola Brasil, a Renosa - fabricante do Sistema Coca-Cola Brasil para os estados do Mato Grosso, Maranhão, norte do Tocantins e oeste de Goiás – e o Instituto Ayrton Senna, o projeto Educação Campeã tem por objetivo a melhoria na qualidade da educação no Ensino Fundamental no Maranhão, estado que figura entre os de menor Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB) do País.  O projeto é calcado em quatro programas: Se Liga, Acelera Brasil, Circuito Campeão e Gestão Nota 10. O primeiro a ser implementado foi o Gestão Nota 10 que, juntamente com as equipes escolares, as equipes das regionais de ensino e as da Secretaria de Educação, introduz rotinas gerenciais no processo educacional. A iniciativa já atende a 34 mil crianças por ano.

 - Reciclou, Ganhou: Criado pela Coca-Cola Brasil em 1996, o Programa, operado em parceria com os fabricantes regionais autorizados, tem como foco principal o apoio material e técnico a cooperativas de catadores. Os programas de reciclagem da Coca-Cola Brasil  apoiam 70 cooperativas em 21 estados. Graças a iniciativas como esta, o Brasil é hoje o país com maior índice mundial de reciclagem de alumínio (96%) e um dos maiores em reciclagem de PET (53%). O programa também contempla a criação de mais de 284 estações de reciclagem dentro das lojas Wal-Mart. Até o final de 2009, este projeto estará presente em todas as lojas Wal-Mart do Brasil.

 - Água das Florestas Tropicais Brasileiras: Com foco na recuperação, proteção e manutenção de bacias hidrográficas através da recomposição florestal de áreas próximas a rios e lagos, o Programa Água das Florestas Tropicais Brasileiras é uma iniciativa do Instituto Coca-Cola Brasil que envolve a participação conjunta de vários setores da sociedade. O resultado é uma força multidisciplinar que soma conhecimentos, tecnologias e recursos, atuando sobre um determinado manancial de forma integrada às comunidades locais. Em sua fase inicial, o programa contempla uma bacia hidrográfica inteira com a preservação manancial da Bacia do Rio Piraí. O projeto prevê o reflorestamento com cerca 3,3 milhões de mudas de espécies nativas em uma área 3.000 hectares em até cinco anos. O investimento estimado é de R$ 27 milhões.

Sistema Coca-Cola Brasil

A Coca-Cola Brasil atua em sete segmentos do setor de bebidas não-alcoólicas – águas, chás, refrigerantes, sucos, energéticos, hidrotônicos e lácteos, com uma linha de mais de 150 produtos, entre sabores regulares e versões de baixa caloria. O Sistema Coca-Cola Brasil, formado pela Coca-Cola Brasil e 16 grupos fabricantes brasileiros, além da Leão Junior e Del Valle, emprega diretamente mais de 38 mil funcionários, gerando indiretamente cerca de 340 mil empregos.

Os investimentos do Sistema no Brasil somaram quase R$ 5 bilhões nos últimos cinco anos e agora, em 2009, será investido mais R$ 1,75 bilhão. A sustentabilidade é um compromisso da Coca-Cola Brasil e se reflete na forma como a empresa e seus fabricantes lidam com as pessoas e com o meio ambiente. O índice de uso de água da Coca-Cola Brasil, por exemplo, é um dos melhores do mundo. São 2,08 litros de água para cada litro de bebida produzido - menos da metade do volume utilizado 12 anos atrás. Na reciclagem, a Coca-Cola Brasil desenvolveu, através do Instituto Coca-Cola Brasil, um programa chamado "Reciclou, Ganhou" que, desde 1996, colabora para que o País seja um dos mais avançados na reciclagem de materiais. Hoje, 96% das latas de alumínio e 53% das garrafas PET são recicladas.

Para saber mais, visite os sites: www.institutococacola.org.br e www.cocacolabrasil.com.br.

Junho/ 2009

Textual Serviços de Comunicação
Assessoria de Imprensa da Coca-Cola Brasil



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