quarta-feira, 17 de junho de 2009

Meeting VIDA MARINHA discute impactos ambientais causado com a água de lastro

Lawrence Wahba abrirá o 2º Meeting Vida Marinha - Foto Divulgação
 
Especialistas abordam os problemas existentes em portos e apontam caminhos para o equilíbrio do ecossistema
 
Começa nesta quinta-feira, dia 18 de junho, o 2º "Meeting VIDA MARINHA - Desenvolvimento e Preservação dos Mares". A cerimônia de abertura acontece às 14 horas, no Terminal Marítimo de Passageiros Giusfredo Santini - Concais, no Porto de Santos (SP). O seminário reúne até sexta-feira (19) especialistas no assunto para discutir políticas de preservação do ambiente marinho e é aberto ao público, com entrada franca.
 
Com iniciativa da TV Tribuna, afiliada Rede Globo na Baixada Santista e Vale do Ribeira, realização Una Marketing de Eventos e patrocínio da Unimonte e Grupo Rodrimar, além de apoio de empresas privadas, o evento espera repetir o sucesso da edição passada que reuniu mais de 400 pessoas. Para isto, o corpo de palestrantes é formado por profissionais renomados que abordarão diversos assuntos relativos ao ambiente marinho.
 
Para esta edição, os impactos ambientais existentes em uma cidade portuária será um dos focos do seminário. E não é para menos. O maior porto da América Latina se encontra em Santos, que além de gerar divisas para a cidade e para o país, traz também problemas sérios que passam despercebidos. Para chamar a atenção existente nesta relação Porto x Cidade, será apresentado na sexta-feira, às 11 horas, o Painel: "Porto de Santos na luta pelo meio ambiente: O impacto causado pela água de lastro no aquecimento Global".
 
Convidados para o debate estão os especialistas: Newton Narciso Pereira, Presidente da ONG Água de Lastro Brasil e pesquisador da Escola Politécnica da USP; Aluisio Souza Moreira, Engenheiro da Codesp e doutorando da Universidade de São Paulo; e Solange Lessa, Ph.D. em Ciências (ICBII/USP-SP) na área de Concentração de Perigos Microbiológicos com foco na Gestão Ambiental Portuária.
 
Para Solange Lessa, a expectativa dessa reflexão é encontrar caminhos que minimizem os malefícios causados ao meio ambiente em áreas portuárias. "Essa troca de experiências, sejam acadêmicas ou práticas, são essenciais para que se busquem soluções responsáveis. Precisamos mitigar a poluição, a entrada de espécies exóticas ou indesejáveis e conhecer a biodiversidade do ecossistema marinho. São propostas pioneiras e devem ser realizadas com maior frequência para conseguirmos respeitar a vida como um todo".
 
Seu alerta tem fundamento científico. Mestre em Microbiologia pela Universidade Federal de São Paulo, Solange participou de projetos para a conclusão de seu Doutorado que pesquisaram sobre o assunto como: Estudo Exploratório da Água de Lastro - Microorganismos de Risco à Saúde Pública; e Troca Oceânica - Avaliação da Qualidade da Água Transportada pelo Lastro do Navio e Diagnóstico de Risco de Sete Áreas Portuárias Brasileiras.
 
"Esses projetos me forneceram subsídios para formulação da minha tese de Doutorado, onde verifiquei as causas do impacto antrópico nas áreas do entorno portuário de sete cidades portuárias no país e os perigos microbiológicos para a saúde pública da população ribeirinha, que se utiliza quase sempre da pesca e cultivo de frutos do mar nessas águas próximas aos portos", enfatiza.
 
Diante deste conhecimento, Solange se propõe contribuir para melhorar este cenário. "Precisamos formar opinião, aumentar a vigilância e a prevenção de doenças de transmissão hídrico-alimentar. Elaborar desenhos de projetos, que auxiliem a saúde pública e a melhorar o saneamento básico como forma de cuidar da saúde ambiental e consequentemente, a humana".
 
Presente pela primeira vez no Meeting VIDA MARINHA, ela parabeniza a iniciativa. "Esse encontro é de extrema importância para que sejam propostas convenções, resoluções e soluções em prol da vida marinha e os atentados pelo quais a mesma vem passando durante todos esses anos. Considero que eventos dessa proporção, sejam um divisor de águas e que nossas experiências façam a diferença. Estou realmente confiante que mudanças se iniciarão após essa troca e dos contatos que se fecharão após o seminário".
 
Quem também falará sobre o assunto será Newton Narciso Pereira, presidente da ONG Água de Lastro Brasil. Pesquisador da Escola Politécnica da USP, ele reforça a importância do tema. "Poucas são as pessoas que conhecem os efeitos desse problema no país, entretanto, é muito discutido internacionalmente. Abordar esse assunto, trará uma reflexão para os nossos governantes, gestores e operadores portuários. Os impactos gerados pela água de lastro afetam significativamente a vida marinha, bem como a saúde pública e a sociedade em geral".
 
Os navios, para terem estabilidade quando estão navegando sem cargas, recolhem água do mar, que serve de lastro, e armazenam em tanques nos porões. Em alto-mar sem o lastro, as embarcações podem ficar descontroladas, correndo o risco de partir ao meio e afundar. A água de lastro compensa a perda de peso de carga e de combustível, regulando a estabilidade e mantendo a segurança. Nos portos, ao serem carregados, essa água é despejada colocando em risco o meio ambiente local.
 
"Esse meeting é muito importante, pois trás a tona uma problemática mundial que é a bioinvasão, ou seja, a invasão de espécies exóticas de um local para outro por meio da água de lastro", continua o pesquisador. As espécies marinhas exóticas  são consideradas uma das quatro ameaças aos oceanos. "O primeiro passo para a mudança desse paradigma é o conhecimento, ou seja, mostrar para as pessoas que todos nós somos afetados pela bioinvasão. O segundo, é apresentar formas para diminuir o problema através de iniciativas e propostas eficientes de gestão da água de lastro nas embarcações e nos portos brasileiros".
 
Abertura - O renomado mergulhador brasileiro e documentarista de natureza, Lawrence Wahba, abrirá o meeting na quinta-feira, às 14h30. Em sua apresentação, ele falará sobre a importância da mídia como ferramenta de educação ambiental. Às 16 horas, acontece o Painel com o tema: "A importância da participação da iniciativa privada apoiando projetos de preservação da vida marinha". Para proferir o debate estão o Gestor de Programas Ambientais da Petrobras, Carlos Torres, e a Suami Macedo, Membro do Instituto Arcor Brasil e Bióloga do Projeto Tamar.
 
Na sexta-feira, às 9 horas, o Prof° Doutor da Universidade Estadual Paulista (UNESP), Otto Gadig, abrirá o dia com a palestra: Ataques de tubarões e sua relação com impactos ambientais. Em seguida, às 10 horas, o Reitor da UNIMONTE - Centro Universitário do Monte Serrat, Ozires Silva, fará a sua apresentação.
 
Na parte da tarde, às 14h30, Leandra Gonçalves, Coordenadora da Campanha de Oceanos do Greenpeace, será a palestrante. Às 15h30, acontece o Painel: A criação de Áreas de Proteção (APAs) no litoral de São Paulo e seus desafios na preservação, na criação de regras flexíveis e na fiscalização. Convidados para este debate estão: Pedro Ubiratan Escorel de Azevedo, Secretário Adjunto da Secretaria Estadual do Meio Ambiente; Ingrid Maria Furlan Oberg, Chefe Regional do Ibama e Cintia Miyaji, Coordenadora do Curso de Oceanografia da UNIMONTE.
 
Às 17 horas, encerrando o Meeting VIDA MARINHA, o tema da palestra será sobre o Programa Antártico Brasileiro, ministrado pelo Contra-Almirante Francisco Carlos Ortiz, Secretário da Comissão Interministerial para os Recursos do Mar e o Capitão-de-mar-e-guerra José Robson Medeiros, Sub Secretário para o Programa Antártico Brasileiro.
 
Os interessados em participar do "Meeting VIDA MARINHA" podem se inscrever gratuitamente pelo site www.tvtribuna.com/vidamarinha. Na página, se encontra a programação completa e outras informações.
 
O Meeting "VIDA MARINHA - Desenvolvimento e Preservação dos Mares" é uma iniciativa da TV Tribuna, afiliada Rede Globo na Baixada Santista e Vale do Ribeira, e realização Una Marketing de Eventos. Com patrocínio da Unimonte e Grupo Rodrimar. Apoio: MedMar, Concais, Mar Sub, Cine Roxy-Santos e Santos Film Commission.
 
Serviço:
 
Meeting "Vida Marinha - Desenvolvimento e Preservação dos Mares"
Data: 18 e 19 de junho
Local: Terminal Marítimo de Passageiros Giusfredo Santini - Concais
Endereço: Avenida Cândido Gaffreé, s/nº - Armazém 25 - Interno do Porto de Santos - SP
Informações: (13) 3224-2211 - Una Eventos
 
PROGRAMA PRELIMINAR
(sujeito a confirmações e alterações)
 
Dia 18 de junho - quinta-feira
 
13h00 - Credenciamento
 
14h00 - Solenidade de Abertura
 
14h30 - Palestra de abertura: Lawrence Wahba, Mergulhador, Cinegrafista Submarino e Produtor de Documentários
 
15h45 - Intervalo
 
16h00 - Painel: A importância da participação da iniciativa privada apoiando projetos de preservação da vida marinha
Carlos Torres, Gestor de Programas Ambientais da Petrobras
Suami Macedo, Membro do Instituto Arcor Brasil e Bióloga do Projeto Tamar
 
Dia 19 de junho - sexta-feira
 
09h00 - Palestra: Ataques de tubarões e sua relação com impactos ambientais
Otto Gadig, Prof° Doutor da Universidade Estadual Paulista (UNESP)
 
10h00 - Palestra: Ozires Silva, Reitor da UNIMONTE - Centro Universitário do Monte Serrat                
 
10h45 - Intervalo
 
11h00 - Painel: Porto de Santos na luta pelo meio ambiente: O impacto causado pela água de lastro no aquecimento Global
Newton Narciso Pereira, Presidente da ONG Água de Lastro Brasil e pesquisador da Escola politécnica da USP
Aluisio Souza Moreira, Engenheiro da Codesp e doutorando da Universidade de São Paulo
Solange Lessa, Ph.D. em Ciências (ICBII/USP-SP) na área de Concentração de Perigos Microbiológicos com foco na Gestão Ambiental Portuária
 
12h30 - Intervalo para almoço
 
14h30 - Palestra: Leandra Gonçalves, Coordenadora da Campanha de Oceanos do Greenpeace
                                      
15h30 - Painel: A criação de Áreas de Proteção (APAs) no litoral de São Paulo e seus desafios na preservação, na criação de regras flexíveis e na fiscalização
Pedro Ubiratan Escorel de Azevedo, Secretário Adjunto da Secretaria Estadual do Meio Ambiente
Ingrid Maria Furlan Oberg, Chefe Regional do Ibama
Cintia Miyaji, Coordenadora do Curso de Oceanografia da UNIMONTE
 
16h45 - Intervalo
 
17h00 - Palestra: Programa Antártico Brasileiro
Contra-Almirante Francisco Carlos Ortiz, Secretário da Comissão Interministerial para os Recursos do Mar
Capitão-de-mar-e-guerra José Robson Medeiros, Sub Secretário para o Programa Antártico Brasileiro
 
 
Por Marcos André Araújo

--
http://www.farolcomunitario.com.br
rede web de informação e cultura

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pela visita. Todo comentário é moderado.
Palavrões,ofensas e assemelhados não são aceitos, assim como textos fora do contexto do post e/ou com link para outro site.