terça-feira, 16 de junho de 2009

Meeting VIDA MARINHA realiza sua segunda edição em Santos

No ano passado foi realizado o 1º Meeting Vida Marinha - foto José Luiz Borges

Para o prefeito João Paulo Papa, o seminário tem tudo para se consolidar como um dos mais importantes eventos ambientais do país
 
Reunir especialistas para discutir políticas de preservação do ambiente marinho. Este é o principal objetivo do "Meeting VIDA MARINHA - Desenvolvimento e Preservação dos Mares", que acontece nos dias 18 e 19 de junho, no Terminal Marítimo de Passageiros Giusfredo Santini - Concais, no Porto de Santos (SP). O evento, que chega à sua segunda edição, promete atrair estudantes e profissionais das áreas de Biologia Marinha, Oceanografia e Engenharia Ambiental, representantes de ONG's em prol da natureza e autoridades.
 
Entre os presentes está o renomado mergulhador e documentarista de natureza, Lawrence Wahba, que abrirá o meeting na quinta-feira. Com mais de 3.500 mergulhos em todo o mundo, ele está animado com o evento. "A importância está revelada no seu próprio nome. A palavra "meeting" quer dizer encontro. Serão dois dias para debater e trocar informações sobre a preservação do meio ambiente marinho entre estudantes, professores, profissionais, autoridades, ONGs e iniciativa privada. É fundamental".
 
Em sua apresentação, ele falará sobre a importância da mídia como ferramenta de educação ambiental. E não lhe falta propriedade para tratar do assunto. Wahba já produziu mais de 400 matérias de TV e 40 documentários, exibidos em até 160 países. E é desta forma que ele procura passar sua mensagem. "Há aquela frase que diz: o que os olhos não vêem, o coração não sente. Acredito que meu trabalho contribui para que a sociedade possa ver as belezas do fundo do mar e sintam a necessidade de preservá-las".
 
Como a cidade de Santos está se preparando para explorar a camada de pré-sal, o encontro irá contribuir na busca de soluções ecologicamente corretas. "Com a descoberta de petróleo na bacia de Santos, este meeting se torna ainda mais importante para se discutir de forma democrática como explorar estes recursos de forma sustentável. Será o epicentro do debate sobre a exploração dos recursos do mar", enfatiza o mergulhador que apresenta um quadro mensal no "Domingão do Faustão" da Rede Globo e faz parte do casting de diretores da produtora BossaNovaFilms.
 
Wahba aposta na iniciativa e reforça a necessidade de um local para debates. "Este evento é novo, está em sua segunda edição, e minha expectativa é aprender coisas novas nas palestras e painéis. Espero que o Meeting Vida Marinha se firme no calendário anual da cidade de Santos e consolide um espaço para que, periodicamente, os diversos setores da sociedade possam discutir questões ambientais referentes ao oceano".
 
A mesma expectativa tem o prefeito de Santos, João Paulo Tavares Papa. Para ele, a cidade se identifica com o seminário, por estar na costa do mais rico estado brasileiro e com o porto mais importante do Hemisfério Sul. Além disso, na cidade se encontra o Aquário mais antigo do país. "Nosso aquário realiza um trabalho internacionalmente reconhecido de preservação e educação ambiental".
 
No ano passado, as paredes externas do prédio anexo ao Aquário foram contempladas com dois painéis retratando animais marinhos. "Em 2008, o parque foi escolhido pelo artista norte-americano Robert Wyland para a pintura de um dos seus 100 murais espalhados pelo mundo. Santos é a única cidade da América do Sul a contar com um trabalho do artista, que veio ao município, justamente para participar do 1º Meeting Vida Marinha", continua Papa.
 
O prefeito ainda afirma que o seminário tem tudo para se consolidar como um dos mais importantes eventos ambientais do país. "Com certeza, esta segunda edição servirá para estreitar as relações entre todos que atuam na área e expandir ainda mais o conceito de preservação".
 
Os interessados em participar podem se inscrever gratuitamente pelo hotsite www.tvtribuna.com/vidamarinha. Na página, se encontra a programação completa e outras informações.
 
O Meeting "VIDA MARINHA - Desenvolvimento e Preservação dos Mares" é uma iniciativa da TV Tribuna, afiliada Rede Globo na Baixada Santista e Vale do Ribeira, e realização Una Marketing de Eventos. Com patrocínio da Unimonte e Grupo Rodrimar. Apoio: MedMar, Concais, Mar Sub, Cine Roxy-Santos e Santos Film Commission.
 
Serviço:
 
Meeting "Vida Marinha - Desenvolvimento e Preservação dos Mares"
Data: 18 e 19 de junho
Local: Terminal Marítimo de Passageiros Giusfredo Santini - Concais
Endereço: Avenida Cândido Gaffreé, s/nº - Armazém 25 - Interno do Porto de Santos - SP
Informações: (13) 3224-2211 - Una Eventos
 
PROGRAMA PRELIMINAR
(sujeito a confirmações e alterações)
 
Dia 18 de junho - quinta-feira
 
13h00 - Credenciamento
 
14h00 - Solenidade de Abertura
 
14h30 - Palestra de abertura: Lawrence Wahba, Mergulhador, Cinegrafista Submarino e Produtor de Documentários
 
15h45 - Intervalo
 
16h00 - Painel: A importância da participação da iniciativa privada apoiando projetos de preservação da vida marinha
Carlos Torres, Gestor de Programas Ambientais da Petrobras
Suami Macedo, Membro do Instituto Arcor Brasil e Bióloga do Projeto Tamar
 
Dia 19 de junho - sexta-feira
 
09h00 - Palestra: Ataques de tubarões e sua relação com impactos ambientais
Otto Gadig, Prof° Doutor da Universidade Estadual Paulista (UNESP)
 
10h00 - Palestra: Ozires Silva, Reitor da UNIMONTE - Centro Universitário do Monte Serrat                
 
10h45 - Intervalo
 
11h00 - Painel: Porto de Santos na luta pelo meio ambiente: O impacto causado pela água de lastro no aquecimento Global
Newton Narciso Pereira, Presidente da ONG Água de Lastro Brasil e pesquisador da Escola politécnica da USP
Aluisio Souza Moreira, Engenheiro da Codesp e doutorando da Universidade de São Paulo
Solange Lessa, Ph.D. em Ciências (ICBII/USP-SP) na área de Concentração de Perigos Microbiológicos com foco na Gestão Ambiental Portuária
 
12h30 - Intervalo para almoço
 
14h30 - Palestra: Leandra Gonçalves, Coordenadora da Campanha de Oceanos do Greenpeace
                                      
15h30 - Painel: A criação de Áreas de Proteção (APAs) no litoral de São Paulo e seus desafios na preservação, na criação de regras flexíveis e na fiscalização
Pedro Ubiratan Escorel de Azevedo, Secretário Adjunto da Secretaria Estadual do Meio Ambiente
Ingrid Maria Furlan Oberg, Chefe Regional do Ibama
Cintia Miyaji, Coordenadora do Curso de Oceanografia da UNIMONTE
 
16h45 - Intervalo
 
17h00 - Palestra: Programa Antártico Brasileiro
Contra-Almirante Francisco Carlos Ortiz, Secretário da Comissão Interministerial para os Recursos do Mar
Capitão-de-mar-e-guerra José Robson Medeiros, Sub Secretário para o Programa Antártico Brasileiro
 
Por Anna Gabriela Ribeiro


--
http://www.farolcomunitario.com.br
rede web de informação e cultura

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pela visita. Todo comentário é moderado.
Palavrões,ofensas e assemelhados não são aceitos, assim como textos fora do contexto do post e/ou com link para outro site.