segunda-feira, 15 de junho de 2009

Ocorrências de casos humanos de influenza A (H1N1)


MINISTÉRIO DA SAÚDE

GABINETE PERMANENTE DE EMERGÊNCIAS

NOTA À IMPRENSA

Segunda-feira, 15/6/2009, às 17h30

Ocorrências de casos humanos de influenza A (H1N1)

1. O Ministério da Saúde informa que foram confirmados CINCO NOVOS CASOS de infecção pelo vírus Influenza A (H1N1): quatro no estado de São Paulo e um no Distrito Federal. Os pacientes foram infectados no exterior. Todos estão em tratamento e passam bem.

2. Com os novos casos, o total de confirmados no país chega a 74. A distribuição entre os estados fica assim: São Paulo (27), Santa Catarina (17), Rio de Janeiro (10), Minas Gerais (9), Tocantins (4), Distrito Federal (3), Mato Grosso (2), Bahia (1) e Rio Grande do Sul (1).

3. PARA TODOS OS CASOS, ESTÃO SENDO REALIZADOS BUSCA ATIVA E MONITORAMENTO DE TODAS AS PESSOAS QUE ESTABELECERAM CONTATO PRÓXIMO COM ESSES PACIENTES.

4. Além disso, o Ministério da Saúde acompanha 79 CASOS SUSPEITOS de Influenza A (H1N1) no país. As amostras com secreções respiratórias dos pacientes estão em análise laboratorial.

5. Os casos suspeitos estão nos estados de São Paulo (21), Minas Gerais (16), Santa Catarina (14), Paraná (6), Pernambuco (6), Rio de Janeiro (5), Distrito Federal (3), Rio Grande do Sul (3), Rio Grande do Norte (2), Rondônia (2) e Paraíba (1).

6. Além disso, 480 casos foram DESCARTADOS até o momento (veja tabela abaixo).

7. Os números referem-se a informações repassadas pelas Secretarias Estaduais de Saúde até as 9h30 desta segunda-feira. TODOS OS CASOS IDENTIFICADOS APÓS ESSE HORÁRIO SERÃO CONTABILIZADOS NO DOCUMENTO DO DIA SEGUINTE.

8. Do total de casos confirmados, 18 são de transmissão autóctone (ocorrida dentro do território nacional), todos com vínculos epidemiológicos com pacientes procedentes do exterior. Desse modo, a transmissão no Brasil é limitada e não há evidência de sustentabilidade da transmissão de pessoa a pessoa do vírus da Influenza A (H1N1).

9. Até o momento, 81 países têm casos confirmados e divulgados da doença, de acordo com informações dos governos ou da Organização Mundial de Saúde (OMS). Do total de países, 35 têm casos autóctones de transmissão do vírus: Europa (Áustria, Bélgica, Dinamarca, Estônia, França, Alemanha, Hungria, Islândia, Irlanda, Itália, Holanda, Noruega, Polônia, Portugal, Romênia, Eslováquia, Espanha, Suécia, Suíça e Reino Unido); Américas (Argentina, Brasil, Chile, Colômbia, Costa Rica, Equador, Estados Unidos, Guatemala, México, Panamá, Peru e Uruguai); Ásia (Japão); África (Egito) e Oceania (Austrália).

10. Segundo a OMS, o México, os EUA, o Canadá e a Austrália (Estado da Victoria) são considerados os países com transmissão sustentada da Influenza A (H1N1).

Tabela com casos suspeitos, confirmados e descartados


CLIQUE NA IMAGEM PARA AMPLIAR

Legenda:
¹ As definições de caso suspeito, confirmado e descartado estão disponíveis e atualizadas no Protocolo de Procedimentos e Manejo de Casos e Contatos de Influenza A(H1N1), conforme item III. Link:
http://portal.saude.gov.br/portal/arquivos/pdf/influenza_protocolo_versao405062009.pdf

² O total de casos suspeitos e descartados pode variar de acordo com a reclassificação dos casos. O número total de casos descartados é cumulativo. Após investigação, a tabela divulgada poderá conter um número menor de casos sendo excluídos os que não atenderem a definição de caso suspeito.

Agência Saúde



--
http://www.farolcomunitario.com.br
rede web de informação e cultura

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pela visita. Todo comentário é moderado.
Palavrões,ofensas e assemelhados não são aceitos, assim como textos fora do contexto do post e/ou com link para outro site.