terça-feira, 16 de junho de 2009

Petrobras inaugura simulador inédito na América Latina

A Petrobras inaugurou nesta terça-feira (16) o primeiro simulador de operações de guindaste offshore da América Latina, desenvolvido pela companhia com tecnologia 100% nacional. O equipamento, que foi instalado na unidade do Senai em Macaé (RJ), será utilizado no treinamento de 160 alunos do curso de Movimentação de Cargas do Programa de Mobilização da Indústria de Petróleo e Gás (Prominp) naquela cidade, a fim de atender a uma demanda crescente da Petrobras por novos profissionais capacitados nessa área. "A inauguração desse simulador é motivo de orgulho para nós porque irá trazer benefícios não só para a empresa, mas para toda a indústria offshore", disse o gerente geral da Unidade de Negócio da Bacia de Campos, José Airton de Lacerda Martins, durante a cerimônia.

O simulador é dividido em três ambientes: uma estação para o operador de guindaste, outra para seu auxiliar e uma terceira para o instrutor, que será o responsável por determinar os cenários das operações no treinamento -  como condições climáticas, características da carga, além de simulação de falhas no funcionamento do guindaste. Todas as condições poderão ser simuladas tendo como referência a planta de uma plataforma semissubmersível ou de um navio tipo FPSO (Unidade Flutuante de Produção e Armazenamento). A intenção é ampliar o sistema para outros tipos de plataformas em longo prazo.

No curso, os alunos terão 220 horas de noções teóricas e mais 32 de treinamento no simulador, que irá reproduzir situações rotineiras e adversas comuns a esse tipo de atividade, muito próximas da realidade da produção marítima. "Utilizamos a experiência de 25 anos em operações com guindaste offshore da Petrobras na Bacia de Campos como referência. Certamente, esse treinamento irá preparar melhor os novos profissionais que não têm experiência na área, ajudando a minimizar os riscos da atividade", explica Ronaldo Cruz, consultor técnico da Petrobras e coordenador do projeto. Ele destaca ainda que o objetivo do simulador não é substituir o treino prático nas plataformas e, sim, contribuir na formação de novos profissionais e na reciclagem daqueles que já exercem a at ividade, reforçando a segurança nas operações.

O simulador de guindaste offshore é o quarto desenvolvido pela Petrobras, por meio do Fórum Regional do Prominp na Bacia de Campos, com o objetivo de oferecer qualificação profissional. Os demais são o simulador de lastro;  de ambientes explosivos e de processos, inaugurados em 2007, na unidade do Senai, na cidade do Rio de Janeiro.

Petrobras
Gerência de Imprensa/Comunicação Institucional


--
http://www.farolcomunitario.com.br
rede web de informação e cultura

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pela visita. Todo comentário é moderado.
Palavrões,ofensas e assemelhados não são aceitos, assim como textos fora do contexto do post e/ou com link para outro site.