segunda-feira, 15 de junho de 2009

Petrobras inicia produção de dois campos de gás no Espírito Santo

 

A Petrobras  iníciou a produção dos campos de gás de Cangoá e Camarupim, no litoral norte do Estado do Espírito Santo no dia 10 de junho. Os projetos integram o Plano de Antecipação da Produção de Gás (Plangás) lançado em 2006 com o objetivo de alavancar a produção doméstica de gás natural no Brasil. A produção dos dois novos campos será escoada para a Unidade de Tratamento de Gás de Cacimbas (UTGC), em Linhares (ES).

O Campo de Camarupim, uma parceria entre a Petrobras (75%) e a empresa americana El Paso (25%), entrou em produção menos de 3 anos após sua descoberta, em julho de 2006, através do poço 7-CMR-1H-ESS, cujo gás está sendo utilizado no comissionamento do FPSO (sigla em inglês que significa plataforma flutuante que produz, processa e escoa) Cidade de São Mateus, o primeiro FPSO para gás instalado no Brasil.

Ancorado a 790 metros de profundidae, o navio receberá outros 3 poços, já perfurados, que completam o desenvolvimento do campo, com potencial de produção diário de 6 milhões de metros cúbicos de gás natural e 8 mil barris de condensado.  O FPSO Cidade de São Mateus tem capacidade para processar 10 milhões de metros cúbicos de gás e 35 mil barris de óleo por dia.

O Campo de Cangoá, descoberto em maio de 1988, iniciou produção através do poço 7-CAN-1D-ESS, conectado à plataforma de Peroá (PPER-1) e  produzirá diretamente para o gasoduto que escoa o gás de Peroá para a Unidade de Tratamento de Gás de Cacimbas. Localizado em profundidade de água de de 60 metros e a 42 quilômetros da Foz do Rio Doce, o campo tem capacidade de produção de cerca de 400 mil metros cúbicos de gás natural por ás natural por dia.

Os dois campos, com histórias diferentes, iniciaram a produção no mesmo dia. Esses projetos fazem parte do Plano de Antecipação da Produção de Gás, o Plangás, lançado em 2006 com o objetivo de alavancar a produção doméstica de gás natural no Brasil.

 

   
 

Gerência de Imprensa/Comunicação Institucional


--
http://www.farolcomunitario.com.br
rede web de informação e cultura

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pela visita. Todo comentário é moderado.
Palavrões,ofensas e assemelhados não são aceitos, assim como textos fora do contexto do post e/ou com link para outro site.