quarta-feira, 24 de junho de 2009

Seminário sobre impacto do crédito carbono

Apimec Rio realiza Seminário sobre impacto do

Crédito de Carbono no balanço das empresas

 

(Evento lança Guia Oficial Brasileiro sobre as negociações das mudanças climáticas

 

O impacto do crédito de carbono na economia e nos balanços das empresas, a participação do Brasil nas negociações internacionais e o desafio de concluir o processo até 2012 (quando expira o Protocolo de Quioto), além das diferenças entre as iniciativas oficiais e o mercado voluntário são alguns temas do seminário promovido pela Apimec Rio, nesta sexta-feira, 26 de junho, das 9 às 18:30, no Hotel Sofitel, Rio de Janeiro. No evento, também será lançado o Guia Oficial Brasileiro sobre as negociações das mudanças climáticas.

 

Representantes do Governo e da iniciativa privada vão discutir como os créditos de carbono se inserem na estratégia de reduzir o ritmo das mudanças climáticas, os Mecanismos de Desenvolvimento Limpo (MDL), novo filão das grandes empresas, e as alternativas para contabilizar créditos de carbono nas demonstrações financeiras. Coordenado por Isaura Frondizi, diretora da Fides Desenvolvimento Sustentável, o seminário será aberto pelo presidente da Apimec Rio, Luiz Guilherme Dias, com participação do gerente de meio ambiente da Souza Cruz, Jorge Augusto Rodrigues.

 

Cenário internacional

 

As mudanças no cenário internacional com as decisões do presidente norte-americano Barak Obama, o mercado de MDL, a posição do Brasil e a precificação dos projetos brasileiros serão temas abordados por José Domingos Gonzalez Miguez, coordenador do tema no Ministério de Ciência  e Tecnologia, Secretário Executivo da Comissão Interministerial de Mudanças Globais do Clima e membro de comissões da Convenção do Clima.

 

Já Lucas Assunção, coordenador de Bionegócios e Clima da UNCTAD, fará uma análise da situação atual das movimentações e tendências do mercado global de créditos de carbono pelo lado comprador e vendedor. A estratégia de atuação do BNDES na área de meio ambiente e os instrumentos disponíveis ao fomento de projetos será tema de Sérgio Eduardo Weguelin Vieira, Superintendente de Área de Meio Ambiente do banco.

 

Projetos s Balanços

 

Como o crédito de carbono poderá ser lançado nas demonstrações financeiras das empresas, uma dúvida que intriga os analistas do mercado de capitais será esclarecido pela inspetora da CVM (Comissão de Valores Mobiliários) Flávia Mouta. Os preparativos da Bolsa de Mercadorias & Futuro da Bovespa para tornar o Brasil referência mundial em crédito de carbono serão tema de Guilherme Magalhães Fagundes gerente de Produtos Ambientais, Energia e Metais da BM&FBovespa

 

A exemplo do BNDES, os bancos Bradesco e Itaú, representados, respectivamente, por José Ramos Rocha Neto, superintendente executivo e Luis Marcelo Alves de Moraes, diretor, apresentarão suas práticas de sustentabilidade e as linhas de crédito a projetos de MDL. Encerrando o seminário, empresas mostrarão como lançam em seus demonstrativos financeiros e não financeiros (relatórios de sustentabilidade) as iniciativas de carbono. Entre os exemplos, as florestas do Grupo Plantar; a central petroquímica da Braskem à base de etanol, em Paulínia (SP); os 90 projetos da Brascan Energia, enquadrados no MDL; e os projetos da Arcadis Logos, como a estação Novo Gramacho Energia Ambiental, em Duque de Caxias-RJ.

 

Mais informações no site www.apimecrio.com.br/carbono/. O evento tem patrocínio da Souza Cruz e da ASM Asset Management, e conta com apoio da UNCTAD, do Ministério de Ciência  e Tecnologia e do BNDES.

 

 

Seminário da APIMEC Rio           

 

O impacto do Crédito de Carbono na Economia e nos Balanços das Empresas

 

Data: 26 de junho

 

Horário: das 9:00 às 18:30

 

Local: Hotel Sofitel-Rio – Av. Atlântica, 4.240, Posto Seis - Copacabana


Mediação Imprensa e Comunicação




--
http://www.farolcomunitario.com.br
rede web de informação e cultura

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pela visita. Todo comentário é moderado.
Palavrões,ofensas e assemelhados não são aceitos, assim como textos fora do contexto do post e/ou com link para outro site.