segunda-feira, 29 de junho de 2009

SP Photo Fest

Novo festival de fotografia reunirá em São Paulo os maiores nomes da fotografia da atualidade

Entre os dias 10 e 13 de setembro, primeira edição do SP Photo Fest contará com fotógrafos como Amy Arbus, Scout Tufankijan, Jay Colton, Antonin Kratochvil, JR Duran e Juca Varella para discutir tendências, trocar experiências, revelar talentos e promover essa arte no Brasil

Junho de 2009 – Sede da cultura e cidade de vanguarda, São Paulo será palco, em setembro, da primeira edição do SP Photo Fest, festival que reunirá os principais fotógrafos nacionais e internacionais da atualidade e que pretende entrar para o calendário dos grandes eventos internacionais sediados na capital paulista. Organizado por Luiz Marinho, que traz na bagagem a experiência de quatro anos na organização do Paraty em Foco, e curadoria internacional de Jay Colton, ex-editor de fotografia da Revista TIME, o SP Photo Fest será realizado de 10 a 13 de setembro, no MIS – Museu da Imagem e do Som.

Serão quatro dias de palestras, debates, workshops e leitura de portfólios, voltados para amadores ou profissionais, jovens coletivos ou autores experientes, revelações ou artistas consagrados, enfim, para todos os que fazem ou gostam de fotografia. "A proposta é oferecer um ambiente para a troca de experiências e idéias e para apresentar os principais ícones da fotografia atual, que vão contar suas histórias, mostrar seus trabalhos, falar sobre a arte fotográfica e o mercado mundial", explica Marinho.

Entre os fotógrafos já confirmados estão Amy Arbus, filha da fotógrafa renomada Diane Arbus e do ator Allan Arbus, é autora de quatro livros, com mais de vinte exposições pelo mundo e com fotografias que fazem parte da coleção do The New York Public Library e The Museum of Modern Art em Nova Iorque. Atualmente Amy Arbus é colaboradora da seção teatral da New York Magazine`s.

Outra presença garantida no SP Photo Fest é da também norte-americana Scout Tufankjian, fotógrafa que cobriu a campanha de Barack Obama, atual presidente dos Estados Unidos, e lançou o livro Yes we can: Barack Obama`s History Making Campaign. Antonin Kratochvil é outro destaque já confirmado do SP Photo Fest. Versátil, o fotojornalista tcheco fotografa de guerras a retratos e campanhas publicitárias. Premiado e autor de cinco livros, já fotografou para a revista do Museum of Natural History, Fortune Magazine, Detour, entre outras, e foi fundador da Agência VII.

Mais dois nomes importantes no mundo da fotografia também protagonizam a primeira edição do SP Photo Fest: JR Duran, catalão famoso mundialmente por suas fotos de moda e retratos da beleza feminina em revistas como Harper's Bazaar, Elle e Vogue, e Juca Varella, fotojornalista brasileiro há mais de 20 anos e atual editor de fotografia do jornal O Estado de S. Paulo.

Jay Colton, além da curadoria, se junta ao grupo e participa das atividades do evento: apresenta uma palestra com Juca Varella sobre edição de imagens e ministra workshop. "Por suas características ímpares de sempre buscar linguagens e formatos inovadores e de ficar atento às novas tecnologias para incrementar o seu trabalho, Colton não poderia ficar fora do elenco", diz o organizador do SP Photo Fest.

Marinho lembra, também, que a idéia é manter o SP Photo Fest vivo durante o ano todo. "A proposta do SP Photo Fest é ser um festival que dure o ano inteiro com as mais variadas atividades, focando sempre a arte fotográfica. Queremos promover eventos para aproximar todas as pessoas que gostam de fotografia, sejam amadores ou profissionais, individuais ou coletivos, para trocar experiências e conteúdo e buscar novas possibilidades de ações para incrementar a programação".

Nessa primeira edição, a agenda do SP Photo Fest conta com palestras, debates, workshops e leitura de portfólios. As palestras serão gratuitas e com tradução simultânea e acontecerão todas as noites em dois horários: 17h e 19h30. Os debates também serão gratuitos e agendados para o horário da tarde. Os workshops e as leituras de portfólio são pagos e as inscrições já estão abertas. Mais informações sobre a programação completa podem ser obtidas através do telefone (11) 5052-1206 ou pelo site http://www.spphotofest.com.br/.

O que: SP Photo Fest
Quando: 10 a 13 de setembro, em São Paulo/SP
Onde: MIS – Museu da Imagem e do Som – Av. Europa, 158 – São Paulo (SP)
Informações: (11) 5052-9189 ou contato@spphotofest.com.br

OBS: as palestras internacionais contam com tradução simultânea

Rosa Arrais Assessoria de Comunicação


--
farolcomunitario rede web de informação e cultura

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pela visita. Todo comentário é moderado.
Palavrões,ofensas e assemelhados não são aceitos, assim como textos fora do contexto do post e/ou com link para outro site.