quinta-feira, 23 de julho de 2009

1º torneio de robótica na Fundação Casa com a presença do astronauta

Astronauta Marcos Pontes visita Fundação Casa

Único brasileiro a ir ao espaço realiza sonho de jovens internos e lança primeiro torneio de robótica na instituição

Na semana em que se comemora 40 anos da ida do homem à Lua, jovens da Unidade Jacarandá da Fundação CASA, em Franco da Rocha, receberão a visita do astronauta Marcos Pontes, o único brasileiro a conquistar o espaço e ser o embaixador da Fundação FIRST no país.

 

A visita na próxima sexta-feira, 24 de julho, acontece das 9h às 13h, e será marcada com a realização do primeiro torneio de robótica educacional organizado em uma unidade socioeducativa.

 

"Tudo isso está acontecendo por causa da iniciativa de uma professora que ouviu de um dos jovens que gostaria de ser astronauta e de conhecer o Marcos Pontes", contou o diretor da UI Jacarandá, Nilson Gomes de Sena.

 

Na ocasião, Marcos Pontes pretende contar sua experiência e levar uma mensagem positiva aos jovens internos de que eles podem realizar seus sonhos. "Eu acredito nesses jovens! Essa é uma ótima oportunidade para inspirar e motivar cada um deles a descobrirem seus talentos, acreditarem nos seus potenciais, desenvolverem competências para a vida e realizarem os seus sonhos. É possível! Isso é o que eu espero que eles se convençam!", ressalta.

 

A realização do torneio de robótica foi uma iniciativa do próprio astronauta, que solicitou a participação da FIRST e da LEGO Education no Brasil.

 

A proposta do torneio dentro da Fundação CASA é fazer com que crianças e jovens entre 10 e 17 anos sejam envolvidos no processo de planejamento, construção, montagem e programação de robôs para a realização de missões dentro de um cenário que, este ano, aborda o tema "Conexões Climáticas".

 

Segundo o presidente da LEGO Education no Brasil, Marcos Wesley, será feita uma doação do projeto "Bloco a bloco o Brasil que queremos", que tem como objetivo levar às crianças e jovens uma metodologia inédita de educação por meio da robótica. "A ação engloba a doação de equipamentos de robótica educacional, a formação de educadores sociais e o método exclusivo de aprendizado por meio de projetos", explica.

 

De acordo com o coordenador técnico da FIRST, Adriano Gifoni, "a idéia da instituição é difundir conhecimentos científicos e tecnológicos, e ensinar as crianças e adolescentes como trabalhar em equipe e tudo o que está na área da educação", afirma.

 
Sobre a FIRST

 

Fundada em 1989 pelo empreendedor Dean Kamen, a FIRST é uma organização sem fins lucrativos, que em inglês significa "Para Inspiração e Reconhecimento da Ciência e Tecnologia", que possui uma vasta expertise internacional na organização de torneios de robótica entre estudantes. O primeiro brasileiro a participar de um programa espacial internacional, Marcos Pontes, também foi pioneiro ao ser eleito como único embaixador FIRST fora dos EUA. Missão aceita no mês de abril, no World Festival em Atlanta.

 
Sobre a LEGO Education
 
A LEGO Education, divisão de educação do Grupo LEGO, atua em mais de 70 países. Presente no Brasil há 11 anos e atendendo mais de 1 milhão de estudantes em mais de 3 mil instituições, a empresa desenvolve soluções motivadoras de aprendizagem por meio do uso integrado de material de robótica e metodologia de ensino inovadora e exclusiva.

 

Com o método LEGO Education os estudantes não só absorvem o conteúdo das disciplinas curriculares como também desenvolvem habilidades, competências, atitudes e valores para a vida, com atividades que demandam trabalho em equipe, liderança, criatividade, solução de situações-problema e organização.

 

Todo material LEGO Education tem como base os quatro pilares para a educação do século XXI propostos pela UNESCO: aprender a fazer, aprender a ser, aprender a conviver e aprender a aprender.

Sobre a Fundação CASA

 

Órgão da Secretaria de Estado da Justiça e da Defesa da Cidadania, a Fundação CASA é responsável pela execução das medidas socioeducativas no Estado de São Paulo.

 

De 2005 para cá, a instituição vem passando por uma série de reformulações. Elas incluem a descentralização do atendimento com a construção de 44 unidades pequenas e a implantação de um sistema de atenção individualizada aos adolescentes.

 

As mudanças, que incluem o incremento de parcerias com a sociedade civil e empresários, resultaram em quedas expressivas nas taxas de reincidência (de 29% em 2006 para 14% em 2009) e no número de rebeliões.


ADS Assessoria de Comunicações

--
farolcomunitario | rede web de informação e cultura

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pela visita. Todo comentário é moderado.
Palavrões,ofensas e assemelhados não são aceitos, assim como textos fora do contexto do post e/ou com link para outro site.