domingo, 19 de julho de 2009

Associação Brasileira de Medicina de Urgência e Emergência é consolidada


Criada em 6 de abril de 2009, a Associação Brasileira de Medicina de Urgência e Emergência (Abramurgem) expande-se rapidamente por todo o território nacional.  A entidade, já representada em vários Estados através de suas Regionais, tem como objetivo congregar os profissionais que se dedicam às urgências e emergências no dia a dia.

 

Em um curto prazo de tempo conquistou recursos humanos e materiais, além de uma sede devidamente equipada. Seu jornal, denominado Sala de Emergência, a homepage e o boletim eletrônico já foram viabilizados.

 

A Abramurgem participa também do Prourgen (Programa de Atualização em Medicina de Urgência), curso de atualização profissional à distância. Colabora, ainda, na organização da segunda edição do Simurgem (Curso de Simulação em Medicina de Urgência e Emergência), que será desenvolvido durante o 5º Congresso Internacional de Medicina de Urgência e em paralelo com o 10º Congresso Brasileiro de Clínica Médica, em São Paulo, de 16 a 18 de outubro. 

 

Para o próximo semestre, a Abramurgem organizou o Curso de Especialização em Medicina de Urgência e Emergência, com registro nos órgãos competentes.

 

"Temos a certeza de que a essa entidade, destituída de preconceitos e tendo como paradigma a busca da excelência na prática médica, cumprirá com seus objetivos, o que é testemunhado pelo apoio das várias entidades médicas do país", afirma o Professor Dr. Antonio Carlos Lopes, Presidente da Abramurgem.

 

Abramurgem inaugura Regional no Pará

 

No último dia 09 de julho, o Vice-Presidente da Abramurgem, Dr. Hélio Penna Guimarães, esteve na cidade de Belém (PA) para a inauguração oficial da primeira Regional da Associação Brasileira de Medicina de Urgência e Emergência.

 

A cerimônia solene, realizada no auditório do Conselho Regional de Medicina do Estado, contou com a participação da Dra. Maria de Fátima Couceiro, Presidente do CRM-PA, do Dr. Antônio Deluque Travessa, Presidente da Sociedade Paraense de Cardiologia e da Dra. Leila Rezegue, Presidente da Associação de Medicina Intensiva do Pará. Em discurso, os participantes da mesa exaltaram o trabalho que vem sendo realizado pelo Prof. Dr. Antonio Carlos Lopes, Presidente da Abramurgem. Em opinião unânime, todos reconhecem que a experiência acumulada durante duas décadas como Presidente da Sociedade Brasileira de Clínica Médica certamente será determinante para o sucesso dessa nova entidade.

 

De acordo com o Presidente da Regional-PA, Dr. Helder José de Lima Reis, o principal beneficiado pelos trabalhos da Abramurgem será o cidadão paraense. "A proposta é promover e fomentar melhor qualificação dos profissionais para que o serviço chegue ao paciente com qualidade, responsabilidade e ética. A Abramurgem já está elaborando diversos projetos e a idéia é que, gradativamente, fique cada vez mais próxima da comunidade médica", afirma.

 

Crescimento rápido e lideranças fortes

 

Merece parênteses o rápido crescimento da Abramurgem, que tem apenas três meses de existência. Hoje, além da Regional no Pará, a entidade já conta com Regionais consolidadas e em pleno funcionamento, no Estado de São Paulo, cujo Presidente é o Dr. Sérgio Timerman, no Rio de Janeiro (Dr. Luiz José de Souza), no Mato Grosso (Dr. Fácio Liberalli), no Mato Grosso do Sul (Dr. Antonio Pedro Lucas Bittencourt), na Bahia (Dr. Gilson Soares Feitosa-Filho), no Paraná (Dr. Francisco Maganhães), no Pará (Dr. Helder José de Lima Reis) e em Alagoas (Dr. Cleber Costa de Oliveira), além de ampliar sua rede para regiões importantes, como o ABC paulista, Baixada Santista, Guarulhos, Votuporanga, etc.

 

Dentro de 15 dias serão oficialmente inauguradas as Regionais de Alagoas, do Rio de Janeiro e do Rio Grande do Sul.

 

5º Congresso Internacional de Medicina de Urgência

 

A 5ª edição do Congresso Internacional de Medicina de Urgência é organizada pela Sociedade Brasileira de Clínica Médica, com apoio da Abramurgem. Ocorrerá paralelamente ao 10º Congresso Brasileiro de Clínica Médica, de 16 e 18 de outubro, e deve contar com a participação de 5 mil médicos de diversas especialidades.

 

Já estão confirmadas as presenças de convidados internacionais, entre eles, o Professor Lee Goldman, editor do Cecil - Tratado de Medicina Interna e Vice-Presidente da Faculdade de Ciências da Saúde da Universidade de Columbia (US). Também estará presente o Dr. Renato Delascio Lopes, PhD, Master in Clinical Research, Professor Adjunto da Duke University e Editor Associado do American Heart Journal. O especialista irá abordar os aspectos modernos da anticoagulação em medicina de urgência. Completam o quadro de convidados, a Diretora da Divisão Clínica e de Pesquisa em Trombose e Coagulação da Universidade de Boston, Elaine Hylek e a Diretora do Departamento de Estatística em Pesquisa Clínica do Duke Clinical Research Institute, Karen Pieper.

Confira abaixo o temário científico básico:

 

·  DPOC Descompensada na Emergência
·  Abdome Agudo
·  Qualidade no Atendimento em Medicina de Urgência: Novos Paradigmas
·  Insuficiência Renal Aguda no PS e UTI
·  Abordagem Inicial ao Politraumatizado
·  Avaliação de Dor torácica no departamento de emergência
·  Procedimentos em Medicina de Urgência: aspectos práticos do Pronto-Socorro
·  Hemorragia Digestiva
·  Sedação e analgesia para procedimentos
·  Uso da Ultrassonografia pelo Clinico no PS
·  Ventilação Mecânica Básica
·  Desfibrilação e Cardioversão
·  Triagem no Pronto-Socorro: abordagem multidisciplinar
·  Atendimento a Parada Cardiocirculatória: Estado Atual
·  Síndromes Isquêmicas Agudas do Coração em Situações Especiais
·  Emergências Vasculares
·  Sepse: Conceitos Atuais e Tratamento
·  Controvérsias em Tromboembolismo Pulmonar
·  Choque: Uma abordagem prática 
·  Coagulação no paciente grave e nas Arritmias Cardíacas

 

Tratado de Medicina de Urgência e Emergência será lançado em julho

 

A Editora Atheneu lança no mês de julho, o primeiro compêndio brasileiro de medicina de urgência e emergência. A obra apresenta capítulos com atualização em temas e técnicas comuns ao dia a dia do atendimento nos prontos-socorros e salas de emergência.

 

O livro é editado pelo Prof. Dr. Antonio Carlos Lopes, Presidente da Abramurgem, pelo Dr. Hélio Penna Guimarães, Vice-Presidente da Abramurgem, pelo Dr. Renato Delascio Lopes, Prof. Adjunto da Duke University (USA) e pelo Dr. Sérgio Timerman, Diretor do Departamento de Ressuscitação e Centro de Treinamento em Emergências do Instituto do Coração do Hospital das Clínicas e Presidente da Abramurgem - Regional SP.

 

Acontece Comunicação e Notícias


--
farolcomunitario | rede web de informação e cultura

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pela visita. Todo comentário é moderado.
Palavrões,ofensas e assemelhados não são aceitos, assim como textos fora do contexto do post e/ou com link para outro site.