terça-feira, 14 de julho de 2009

Projetos ambientais estimulam cuidados com o meio ambiente em Lorena

Serviços de compostagem, exibição de filmes e viagens socioeducativas nas escolas municipais fazem parte dos trabalhos 

        Sair da teoria e passar para a prática. Este intuito tem impulsionado a criação de novos projetos ambientais em Lorena. A iniciativa da SEMEAR - Secretaria Municipal de Meio Ambiente de Lorena, para também formar cidadãos ecológicos, passa das orientações para práticas diárias de cuidados com o lixo caseiro pela população, até as parcerias com entidades da cidade. 

A preocupação ambiental atraiu a atenção do Bispo Diocesano de Lorena, Benedito Beni dos Santos. Para ele, iniciativas como os movimentos em prol dos cuidados com a água é dever dos homens. "Os dons da criação foram confiados aos nossos cuidados. O ser humano pode usá-los para sua utilidade, mas jamais abusá-los. Jamais destruí-los. Entre os dons de Deus merece uma atenção especial a água. Ela é, de certo modo, a fonte da vida. Devemos, pois, cuidar para não poluir as fontes das águas, os rios e o mar". A declaração foi feita por meio de uma carta enviada para Secretaria de Meio Ambiente parabenizando-a pela comemoração do Dia da Água. 

As ações de conscientização contam também com o apoio de entidades e empresas privadas, como a da multinacional, Apolo Tubulars, que contribui para a preservação dentro e fora do trabalho. A equipe de RH dá continuidade à parceria com a SEMEAR, por meio do processo intitulado Gestão Consciente, baseado em um dos pilares principais de preservação ambiental da empresa. "Uma das principais contribuições é por meio do reflorestamento, onde a Secretaria de Meio Ambiente cedeu 800 mudas de árvores, que foram plantadas e são cuidadas até hoje por nossa equipe", revela o gerente de Recursos Humanos da empresa, Jorge Gomes do Couto.       

Uma das maiores contribuintes para a preservação ambiental e também parceira da SEMEAR é a Floresta Nacional de Lorena, composta por 250 hectares de mata Atlântica. Entre os trabalhos realizados, o chefe da Floresta, Vinícius Mattei, destaca a recomposição de áreas de preservação permanente como dos Rios Mandi, Tabuão e Coatinga.  "A parceria com a Secretaria se dá também pela participação de eventos relacionados com a preservação, disponibilização da Floresta para visitação e realização de eventos, além da participação no Conselho Municipal do Meio Ambiente", afirmou Mattei. De acordo com ele a importância da preservação está na modificação das ações pela população. 

A prática de cuidar do meio ambiente também é aplicada nas escolas municipais. Por meio do projeto "Tela Verde", realizado em parceria com o Ministério da Cultura e Meio Ambiente, os educadores buscam complementar as aulas com orientações de cuidados com o lixo e água, e com a plantação de árvores. Uma das novidades é a exibição de 30 filmes de preservação ambiental e viagens socioeducativas nas escolas, com o intuito de formar cidadãos preocupados com o meio ambiente. "Pretendemos formar desde cedo ecocidadãos. É uma alternativa para transformar a teoria na verdadeira prática", ressaltou o Secretário do Meio Ambiente, Celso Pereira. 

"Apesar das parcerias com entidades da sociedade civil, é importante destacar que sem a ajuda da população, evitando jogar lixo e entulho nas ruas, terrenos baldios, córregos e rios é praticamente impossível manter a cidade totalmente limpa. Com a parceria dos moradores teremos  uma qualidade de vida melhor e uma Lorena mais saudável", finaliza o Secretário. 

Enderson Carvalho / Ex-Libris Comunicação Integrada


--
farolcomunitario | rede web de informação e cultura

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pela visita. Todo comentário é moderado.
Palavrões,ofensas e assemelhados não são aceitos, assim como textos fora do contexto do post e/ou com link para outro site.