terça-feira, 28 de julho de 2009

SOCESP ABCDM prepara médicos para moderno tratamento do infarto

A Regional ABCDM da Sociedade de Cardiologia do Estado de São Paulo (SOCESP) realiza, em 30 de julho, palestra sobre o infarto agudo do miocárdio e a fibrinólise pré-hospitalar, eficiente opção de tratamento para a doença. O objetivo é atualizar os profissionais que atuam nos setores de emergência, UTI e pronto-socorro para o atendimento eficaz de uma das principais causas de morte do país.

 

"Sempre que ocorrem mudanças no tratamento, os médicos dos setores emergenciais precisam se atualizar, porque há uma demanda muito alta no seu dia-a-dia", alerta o presidente da SOCESP Regional ABCDM, dr. José Luiz Aziz.

 

Realizada no local em que o paciente está, sem precisar esperar a chegada ao hospital, a fibrinólise pré-hospitalar otimiza o tratamento do infarto. Além disso, novos medicamentos anti-trombínicos e anti-plaquetários, outro tópico importante da aula, permitem a abertura das artérias de forma mais eficaz, o que significa maior sobrevivência das células.

 

Tais fármacos já são utilizados há cerca de três anos, mas, de acordo com o dr. Aziz, a região ABCDM ainda não tem disponibilidade suficiente para a população. "Hoje o sistema público compra esse remédio numa quantidade muito menor do que o número de infartados, porque ainda não há uma estrutura adequada", afirma.

 

A palestra será ministrada pelo presidente da SOCESP, dr. Ari Timerman, que pretende abordar também a angioplastia e outros temas relacionados ao tratamento no próprio hospital.

 

"No momento do atendimento, pode ocorrer arritmia ou evolução para uma parada cardíaca. Então, o médico precisa saber administrar o novo medicamento e ainda estar preparado para as emergências, considerando sempre a importância da rapidez no atendimento que o infarto requer", explica o dr. Timerman.

 

Além de não ter conhecimento das novas práticas do atendimento ao infarto, grande parte dos médicos não dispõe da infra-estrutura necessária – ambulâncias adequadas, treinamento de para-médicos, etc.

 

"É preciso um esquema todo voltado para isso, o que na região do ABC, por exemplo, ainda não há. Mas estamos tentando melhorar este quadro, em Santo André, em parceria com a prefeitura", afirma o dr. Aziz.

 

Segundo o dr. Timerman, São Paulo, Recife e Araras são algumas das poucas cidades que já realizam o tratamento pré-hospitalar.

 

Serviço

Data: 30 de julho de 2009

Horário: 19h30

Local: Hotel Mercure

Endereço: Av. Industrial, 885 – Jardins – Santo André/SP

Gratuito

Jantar para sócios após evento

Informações: (11) 4992-1787 – abcdm@socesp.org.br

 

Acontece Comunicação e Notícias

www.acontecenoticias.com.br


--
farolcomunitario | rede web de informação e cultura

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pela visita. Todo comentário é moderado.
Palavrões,ofensas e assemelhados não são aceitos, assim como textos fora do contexto do post e/ou com link para outro site.