quinta-feira, 13 de agosto de 2009

Bertin e Marfrig e se comprometem com o desmatamento zero

Bertin segue o exemplo do Marfrig e se compromete com o desmatamento zero para pecuária na Amazônia

São Paulo (13 de agosto de 2009) – A Bertin S. A. anunciou que não comprará mais gado de fazendas com desmatamentos ocorridos a partir de 22 de junho de 2009. A empresa também se comprometeu a tirar de sua lista de fornecedores propriedades rurais envolvidas com trabalho escravo, violência agrária, grilagem de terras e invasão de Terras Indígenas e Áreas Protegidas. A Bertin é a maior exportadora de couro do mundo e a segunda maior fornecedora de carne do Brasil para o mercado mundial.

A decisão da Bertin segue o exemplo do Marfrig, quarto maior frigorífico brasileiro, que logo após o lançamento do relatório do Greenpeace 'A Farra do Boi na Amazônia', assumiu os mesmos compromissos. A Marfrig, por sinal, no seu último relatório trimestral aos acionistas, incluiu uma auditagem independente comprovando que ela está seguindo à risca a nova política. "A decisão da Marfrig abriu a porteira para a modernização da pecuária brasileira", disse Paulo Adario, diretor da campanha Amazônia do Greenpeace.

A Bertin decidiu aderir ao compromisso com o fim do desmatamento na Amazônia provocado pela pecuária depois de uma longa reunião com representantes do Greenpeace. O encontro serviu para que a Bertin sanasse suas dúvidas sobre a visão do Greenpeace em relação ao papel que os frigoríficos podem desempenhar no combate à derrubada da floresta. "Pelo porte dessas duas empresas, esse compromisso tende a ter impacto real sobre a taxa anual de destruição da Amazônia, contribuindo para o fim do desmatamento até 2015. Vamos acompanhar a implementação das propostas para assegurar o seu sucesso", disse Adario.

A Bertin garantiu que num prazo de seis meses estará apta a cumprir o que foi acordado com o Greenpeace. Durante os próximos 180 dias, a empresa prometeu implantar um sistema para rastrear o gado das fazendas de engorda, responsáveis pelo fornecimento direto para o abate. Quanto ao resto da cadeia produtiva, as fazendas de cria de bezerros e recria de garrotes, a Bertin acredita que em dois anos terá capacidade de rastreá-las, estendendo o controle sobre o gado que chega até suas plantas.

"A responsabilidade ambiental é cada vez mais relevante para que uma empresa como a nossa consiga manter, e ampliar, seus espaços nos mercados interno e externo de produtos bovinos", disse Fernando Bertin, presidente da Bertin. "Nós hoje estamos dando um passo fundamental e em seis meses, seremos capazes de rastrear nossos fornecedores diretos para assegurar sua adesao à esta política".

As adesões da Marfrig e da Bertin ao compromisso com o desmatamento zero deixaram isolado o maior frigorífico do Brasil, o JBS-Friboi. Ao contrário de seus dois concorrentes, que após a publicação do relatório do Greenpeace sobre o papel da pecuária no desmatamento na Amazônia, ouviram o clamor do público e decidiram fazer parte de um compromisso para limpar suas cadeias de fornecedores, a JBS-Friboi continua se comportando como se nada estivesse acontecendo

O Greenpeace e a Bertin, semelhante ao acordo celebrado com o Marfrig, também concordaram em trabalhar junto aos governos estaduais e federal, outras ONGs e produtores rurais no sentido de mobilizá-los para implementar a política de desmatamento zero para a Amazônia. A Bertin assinou, há pouco mais de um mês, um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) com o Ministério Público Federal e o governo do Pará. A diferença entre o TAC e o anúncio de hoje está na decisão de excluir de sua lista de fornecedores qualquer fazenda flagrada com desmatamentos recentes, independente de serem legais ou ilegais.

Segundo o Greenpeace, o governo federal e os estados têm de fazer sua parte e acelerar o processo de cadastramento e monitoramento das fazendas, ajudando o setor privado a cumprir com suas responsabilidades corporativas. "Isso é vital para que o Brasil possa demostrar,  na reunião da conferência de mudanças climáticas da ONU em Copenhagem, em dezembro, que o país está em condições de zerar o desmatamento em poucos anos, assumindo  papel de vanguarda da luta contra o aquecimento global", disse Adario.

Assim como na moratória da soja, no caso da pecuária é também o mercado que está dando mostras de preocupação com o desmatamento na Amazônia e buscando meios de evitá-lo. O presidente Lula e seu governo, por enquanto, permanecem alheios à essa discussão tão importante para o futuro do clima do planeta. "Queremos que o presidente Lula vá a Copenhagem comprometido com o desmatamento zero, porque isso vai respaldar suas cobranças para que os países desenvolvidos façam cortes profundos em suas próprias emissões e contribuam financeiramente para ajudar os países pobres a descarbonizarem suas economias", reiterou Adario.

Assessoria de Imprensa / Greenpeace

--
farolcomunitario | rede web de informação e cultura

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pela visita. Todo comentário é moderado.
Palavrões,ofensas e assemelhados não são aceitos, assim como textos fora do contexto do post e/ou com link para outro site.