terça-feira, 25 de agosto de 2009

Hospital do Servidor Público Estadual recebe o Programa "Música nos Hospitais"

 Projeto que leva música erudita gratuita para hospitais retorna à instituição e músicos visitarão pacientes nos leitos 

São Paulo, 25 de agosto de 2009 - Nesta quarta-feira, dia 26, às 15h, o Hospital do Servidor Público Estadual Francisco Morato de Oliveira recebe o programa "Música nos Hospitais" para uma apresentação gratuita. Pacientes, familiares, funcionários e a comunidade local estão convidados para assistir ao concerto de cordas da Orquestra do Limiar, composta por 16 jovens músicos e regida pelo maestro e médico, Samir Rahme.

Resultado da parceria entre a sanofi-aventis e a Associação Paulista de Medicina, com apoio da Lei Rouanet do Ministério da Cultura, o programa "Música nos Hospitais" realizou, em seis anos, mais de 70 concertos gratuitos, beneficiando mais de 15 mil pessoas. O objetivo é levar momentos de relaxamento e vivência musical para a rotina dos hospitais. O projeto também divulga o talento de jovens instrumentistas brasileiros e promove a aproximação do público com a música erudita.

Este ano, nos hospitais da cidade de São Paulo, quatro músicos visitam os leitos dos pacientes que não podem se locomover. Outra novidade é que o Programa "Música nos Hospitais" apresentará peças de compositores brasileiros, como Edmundo Villani-Côrtes e Ernani Aguiar, feitas especialmente para o projeto, além do seu tradicional repertório de peças de compositores consagrados.

Com início na capital paulista, o programa já passou por importantes instituições hospitalares e conquistou espaço para retornar em outros anos, como no Hospital do Servidor Público Estadual, onde a orquestra se apresentou por duas vezes.

"O Hospital do Servidor Público Estadual sempre acolheu o projeto com muito entusiasmo e comprometimento, o que nos permitiu voltar na temporada 2009 e trazer novidades", explica Maria Cristina Moscardi, diretora de comunicação da sanofi-aventis.

A consolidação do projeto revelou a necessidade de incorporar novidades para atingir o maior número de pessoas. O primeiro passo foi dado em 2007, quando o interior paulista foi incluído na programação oficial. Em 2008, o Rio de Janeiro foi a primeira cidade fora do Estado a receber a orquestra. E, em 2009, a capital carioca foi incluída novamente na temporada para mais duas apresentações: a primeira aconteceu em junho e a próxima será em novembro. Salvador também foi visitada e Brasília receberá o projeto no mês que vem.

O repertório

As apresentações são conduzidas de maneira lúdica e interativa, com um repertório que percorre vários períodos da música clássica, desde o Barroco até o Romântico, e que também valoriza autores brasileiros da música clássica e contemporânea.

 "O resultado final de cada concerto é uma grande confraternização entre a música, pacientes, médicos, enfermeiros, auxiliares, funcionários e acompanhantes", conta o maestro e médico Samir Rahme.

Serviço

Local: Hospital do Servidor Público Estadual Francisco Morato de Oliveira – IAMSPE
Saguão Central – 1º andar – Prédio do Hospital

Data: 26 de agosto, quarta-feira

Horário: às 15h

Endereço: Rua Pedro de Toledo, 1800 – Vila Clementino – São Paulo - SP

Entrada Franca    

                                                                      

Sanofi-aventis www.sanofi-aventis.com.br

Acontece Comunicação e Notícias   


--
farolcomunitario | rede web de informação e cultura

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pela visita. Todo comentário é moderado.
Palavrões,ofensas e assemelhados não são aceitos, assim como textos fora do contexto do post e/ou com link para outro site.