terça-feira, 18 de agosto de 2009

Mauricio 50 Anos

SUCESSO DE EXPOSIÇÃO DOS 50 ANOS DE MAURICIO NO MUBE: PÚBLICO PEDE MAIS

A Exposição "Mauricio 50 Anos", inaugurada em 19 de julho no Museu da Escultura – MUBE (SP), termina em 18 de agosto. Mas, devido ao grande sucesso de público, as comemorações continuam a partir de 23 de agosto.

Isso porque a exposição "História em Quadrões", uma releitura com os personagens da Turma da Mônica de obras mundialmente consagradas, que já itinerou por vários estados do Brasil e foi vista por mais de um milhão de pessoas, estará no mesmo local onde está a mostra atual.

Obras de Leonardo da Vinci, Michelangelo, Manet, Monet, Renoir, Van Gogh, Pedro Américo, Cândido Portinari, Di Cavalcanti e outros ganharam versões com a Turma da Mônica e serão expostas com a referência e a história do autor original.

A exposição "História em Quadrões - Pinturas de Mauricio de Sousa" é uma verdadeira aula de história da arte, pois tem como objetivo principal despertar nas crianças o interesse de visitar museus e conhecer melhor as obras de grandes pintores e escultores da História.

Uma excelente oportunidade para quem quer rever e para quem ainda não viu esse trabalho.

Serviço:
MuBE – Museu Brasileiro da Escultura
Av. Europa, 218 – Jardim Europa
23 de agosto a 20 de setembro de 2009
De terça a domingo das 10h às 19h
Agendamento para visitas monitoradas: 0XX-11-2594-2601
Entrada Gratuita
 

Mauricio de Sousa iniciou sua carreira como ilustrador na região de Mogi das Cruzes, próximo de Santa Isabel, onde nasceu. Aos 19 anos, mudou-se para São Paulo e, durante cinco anos, trabalhou no Jornal Folha da Manhã (atual Folha de S.Paulo) escrevendo reportagens policiais. Em 1959, criou seu primeiro personagem, o cãozinho Bidu. A partir daí vieram, Cebolinha, Cascão, Mônica e tantos outros. Em 1970, lançou a revista Mônica, com tiragem de 200 mil exemplares. Depois de passar pela Editora Abril e Editora Globo, assinou contrato com a multinacional italiana Panini, que publica suas revistas desde 2007. 

O autor já alcançou o extraordinário número de 1 bilhão de revistas publicadas.  Mais de 100 empresas nacionais e internacionais são licenciadas para produzir quase 3 mil itens com os personagens de Mauricio de Sousa, suas criações já chegaram a mais de 120 países, em 50 idiomas. Em 2005, lançou o personagem Ronaldinho Gaúcho que em menos de um ano ganhou publicações em mais de 20 países e centenas de produtos infantis lançados na Europa. 

Em 2007, num feito inédito, o UNICEF – Fundo das Nações Unidas para Criança e Adolescência – nomeou como embaixadora a personagem Mônica, criação de Mauricio inspirada em sua segunda filha. Nesta ocasião, Mauricio de Sousa foi nomeado Escritor para Crianças do UNICEF. Suas mais recentes criações são Tikara e Keika, personagens especialmente criados para as comemorações do Centenário da Imigração Japonesa no Brasil, em 2008, que já fazem parte das histórias da Turma da Mônica. 

E a revista Turma da Mônica Jovem, lançada em 2008, é considerada o maior sucesso na área de quadrinhos dos últimos 30 anos – só as quatro primeiras edições venderam, juntas, mais de 1,5 milhão de exemplares. 

Em 2009, Mauricio de Sousa completa 50 anos de carreira. 

Para mais informações sobre A Turma da Mônica, visite: http://www.monica.com.br 

Trajetória vitoriosa e premiada, de enredo de escola de samba a prêmios e homenagens internacionais, o criador da Turma da Mônica também figura entre os 10 autores mais admirados do Brasil 

• Prêmio Gran Guinigi, pela revista Mônica, no Congresso Internacional de Lucca, Itália, 1971. 

• Troféu Yellow Kid, o "Oscar dos Quadrinhos Mundiais", no Congresso Internacional de histórias em quadrinhos de Lucca, Itália, 1971. 

• Diploma do Ministério da Aeronáutica Membro Honorário da Força Aérea Brasileira, 1991. 

• Honrado pelo presidente da República com a medalha dos Direitos Humanos, Brasília, 1998. 

• Prêmio de Literatura Infantil da Academia Brasileira de Letras pelo livro A Turma da Mônica, 1999. 

• Prêmio Destaque de Comércio Exterior (outorgado pelo Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior do Brasil, como reconhecimento e incentivo ao segmento exportador), Rio de Janeiro, 2002. 

• Medalha e certificado de Campeão de Saúde das Américas da PAHO (Organização Pan-Americana da Saúde), pela valiosa contribuição para as campanhas de promoção da saúde e para a melhoria da qualidade de vida das populações das Américas, Washington, 2002. 

• Certificado do ISO – Instituto Solidariedade –, como reconhecimento da Empresa Solidária Mauricio de Sousa Produções pela contribuição junto às organizações comunitárias não-governamentais, São Paulo, 2002. 

• Título de Doutor Honoris Causa da Universidade La Roche, de Pittsburgh, pelos serviços prestados ao público infantil, 2001. 

• Audiência com Sua Santidade Papa João Paulo II, no Vaticano e Medalha do Vaticano confirmando a sua nomeação como Membro do Conselho Administrativo do Centro Cultural Papa João Paulo II em Washington, DC, 2004. 

• Homenagem da Escola de Samba Unidos do Peruche, no carnaval de São Paulo, com o enredo Com Mauricio de Sousa, a Peruche abre alas, abre livros, abre mentes e faz sonhar, 2007. 

• Em maio de 2008, Mauricio de Sousa foi condecorado com a Medalha de Vermeil, honraria conferida anualmente pela Academia de Arte, Ciência e Letras da França, entidade criada em 1915 para defender, estimular e promover a arte, cultura, francofonia (adoção do idioma francês) e os criadores e talentos destacados nessas áreas. 

• Também em maio de 2008, Mauricio de Sousa é indicado, numa pesquisa realizada pelo Ibope para o Instituto Pró-Livro, como um dos dez escritores mais admirados do Brasil. 

Lítera – Construindo Diálogos / www.litera.com.br
Maria Luiza Paiva

--
farolcomunitario | rede web de informação e cultura

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pela visita. Todo comentário é moderado.
Palavrões,ofensas e assemelhados não são aceitos, assim como textos fora do contexto do post e/ou com link para outro site.