terça-feira, 4 de agosto de 2009

Mulheres se destacam em cargos executivos de TI

Na Sankhya, elas ganham reconhecimento nacional e a TI, um toque feminino

 

Comprovadamente está descartado o velho jargão que diz que as mulheres são o sexo frágil. Cada vez mais independentes e batalhadoras, elas tem assumido, além de seus múltiplos papéis de mãe, esposa e filha, os cargos executivos de grandes empresas brasileiras. Segundo o levantamento realizado pela consultoria de recursos humanos Catho com mais de 89 mil companhias, e divulgado recentemente, atualmente, 21,43% das empresas brasileiras tem mulheres na presidência ou em cargo equivalente. O número representa um aumento significativo em relação a 2001, quando 13,9% das corporações eram comandadas por elas.

Na área de tecnologia, a realidade não é diferente. A maior valorização de algumas características, notadamente femininas, em posições gerenciais dão a elas o privilégio na ocupação de muitas funções. No mercado de TI, soma-se a isto a valorização de profissionais com perfis menos técnicos. A necessidade de se relacionar com os usuários, por exemplo, torna a sensibilidade feminina um fator mais valorizado.

Esta tendência prevalece na Sankhya Gestão de Negócios, empresa de Uberlândia com mais de 15 unidades de negócios no país, desenvolvedora e provedora de soluções de gestão empresarial. Cerca de 55% dos cargos de liderança da empresa são ocupados por mulheres. O expressivo número rendeu à Sankhya destaque nacional: foi eleita a 10ª empresa com mais mulheres do Brasil, um dos quesitos de destaque do prêmio "Melhores Empresas de TI e Telecom para se trabalhar no Brasil".

A Sankhya conquistou, recentemente, o 16º lugar nesta premiação, que foi concedida pela revista ComputerWorld, em parceria com o "Great Place to Work", instituto americano reconhecido mundialmente por contribuir para a construção de melhores ambientes de trabalho.

 

Além de ocupar a 16ª posição entre as melhores, o Grupo Sankhya - composto também pela Jiva Gestão Empresarial - recebeu excelentes pontuações nos quesitos avaliados, como por exemplo:

 

  • 3º lugar em Imparcialidade (justiça e regras claras),
  • 3ª empresa que mais oferece oportunidades aos colaboradores,
  • 5ª em Qualidade de Vida e também em Camaradagem (convivência agradável com os colegas),
  • 6º lugar em Respeito (reconhecimento pessoal e profissional),
  • 6º em Integração e
  • 7º lugar em Credibilidade (coerência entre o discurso e a prática de liderança).


Lead Comunicação

www.leadcomunicacao.com.br


--
farolcomunitario | rede web de informação e cultura

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pela visita. Todo comentário é moderado.
Palavrões,ofensas e assemelhados não são aceitos, assim como textos fora do contexto do post e/ou com link para outro site.