terça-feira, 15 de setembro de 2009

Curso de Educação em Tabagismo da SOCESP, SPPT e APM chega à Sorocaba

 

A Sociedade de Cardiologia do Estado de São Paulo (SOCESP), a Sociedade Paulista de Pneumologia e Tisiologia (SPPT) e a Associação Paulista de Medicina (APM) promovem em Sorocaba, em 19 de setembro, uma edição do curso de reciclagem profissional e atualização em tabagismo. O objetivo é capacitar e atualizar a comunidade médica na assistência à população em todo o estado de São Paulo, conforme antecipa o presidente da SPPT, Dr. José Eduardo Delfini Cançado.


O curso é voltado aos pneumologistas, cardiologistas e médicos das demais especialidades, com o apoio da Pfizer. Tem duração total de três horas e meia, aos sábados, com uma boa expectativa de audiência. É um espaço para discussões, trocas de experiências e métodos aplicados, além de divulgar novidades sobre tratamentos e o atendimento ao paciente tabagista.

De acordo com o Dr. Gustavo Prado, diretor de assuntos científicos da SPPT, é uma parceria histórica das entidades em termos de responsabilidade social, fundamental para esclarecer a classe médica: "O tabagismo é uma doença que se alastra em velocidade enorme. Tem sérios impactos em indicadores de doenças e de mortalidade geral, principalmente por doenças cardiovasculares, respiratórias e neoplasias".


O Dr. Edson Stefanini, diretor científico da SOCESP, aproveita para destacar a experiência positiva da SOCESP ao realizar atividades que envolvem médicos de outras especialidades, como os simpósios de 2009, com temas sobre Hipertensão de Difícil Controle e outro sobre Emergências, além de atividades realizadas em anos anteriores, todas com sucesso de público e de qualidade científica.


Tabagismo e morte


De acordo com as estatísticas atuais, o tabagismo é responsável por 90% das mortes por câncer de pulmão, por 25% das que ocorrem devido às doenças coronarianas, 85% das consequentes de doença pulmonar obstrutiva crônica (DPOC) e 25% dos óbitos por doença cerebrovascular. Outros males também relacionados ao uso do tabaco são o aneurisma arterial, a trombose vascular, a úlcera do aparelho digestivo, as infecções respiratórias e a impotência sexual no homem.


Só no Brasil, estima-se que, a cada ano, 200 mil cidadãos morrem precocemente em decorrência das doenças causadas pelo fumo.
Em São Paulo, recente pesquisa da SOCESP, encomendada ao Datafolha, mostrou que 95% dos cidadãos têm total consciência de que fumar é um fator de risco para complicações cardíacas. Portanto, a alta taxa de fumantes só se explica pela dependência e pelos fatores comportamentais que dificultam o abandono o tabaco. Neste sentido, a orientação médica assume maior importância, já que um tratamento adequado aumenta consideravelmente as chances de largar o cigarro.


Segundo a SOCESP, um dos objetivos dessa ação de atualização científica é conscientizar a classe médica de seu essencial papel na luta contra o tabagismo, pois, além da atuação decisiva na assistência, os profissionais de medicina são multiplicadores de informação.


A mesma opinião é compartilhada pelo presidente da Associação Paulista de Medicina, Dr. Jorge Carlos Machado Curi, para quem a parceria entre a APM, SOCESP e SPPT tem tudo para abrir uma nova perspectiva para os que buscam apoio para se livrar desse mal, entre outros aspectos positivos.


Programa:

9h           Impacto do tabagismo na saúde

9h20       Doenças cardiovasculares

9h40       Doenças respiratórias

10h         Discussão

10h30     Intervalo

11h         Tratamento não farmacológico

11h30     Tratamento farmacológico

12h         Discussão

12h30     Almoço com feijoada

 

CURSO DE EDUCAÇÃO EM TABAGISMO

Data: 19 de setembro de 2009

Hora: 9h às 12h30

Local/endereço: Hotel Transamérica Flat The First – Av. Prof. Izoraida Marques Peres, 193 – Sorocaba - SP

Telefone para informações e inscrição: (15) 3231-1465

 

Realização:

SOCESP - SPPT – APM

Apoio:

Pfizer Brasil

Mais informações:

www.socesp.org.br 

www.sppt.org.br

www.apm.org.br

 

Acontece Comunicação e Notícias

www.acontecenoticias.com.br


--
farolcomunitario | rede web de informação e cultura

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pela visita. Todo comentário é moderado.
Palavrões,ofensas e assemelhados não são aceitos, assim como textos fora do contexto do post e/ou com link para outro site.