terça-feira, 8 de setembro de 2009

Exposição "Uma Aventura Moderna - Coleção de Arte Renault" estreia esta semana em São Paulo

Exposição "Uma Aventura Moderna": obra Remplacement du Lanceur, de Erró - 1986 / Divulgação

A exposição "Uma Aventura Moderna – Coleção de Arte Renault" chega a São Paulo nesta semana (dia 11), no MAC USP Ibirapuera. Em cartaz até 15 de dezembro, a exposição traz uma seleção de 96 obras – pinturas, desenhos, esculturas e recortes – produzidas e adquiridas entre 1967 e 1985 por meio de um sistema pioneiro de mecenato criado à época pela empresa. A mostra integra o calendário oficial do Ano da França no Brasil, uma iniciativa conjunta dos governos francês e brasileiro para promover o intercâmbio cultural entre os dois países. A curadoria é da historiadora Ann Hindry, à frente do acervo Renault desde 1996. A entrada é gratuita.

Artistas que marcaram a trajetória da arte no período, como Jean Dubuffet, Arman, Jean Tinguely, e Erró, entre outros, utilizaram o parque fabril da Renault como um grande laboratório/ateliê, onde puderam explorar novos materiais e utilizar a linha de montagem como fonte de inspiração e de colaboração, fazendo assim surgir novas formas de expressão.

A mostra está distribuída em quatro eixos, visando destacar os principais estágios desse peculiar momento marcado pela parceria entre indústria e arte. São eles: O Universo Industrial, A Atmosfera Dubuffet, Pintura Abstrata e Pintura Cinética. Esta mostra contou com 

A exposição "Uma Aventura Moderna – Coleção de Arte Renault" contou com estréia nacional no Museu Oscar Niemeyer, em Curitiba (Paraná), onde ficou em cartaz de 16 de maio a 9 de agosto. Durante esta primeira etapa, mais de 55 mil pessoas foram conferir de perto as obras, inéditas no Brasil.

Artistas distribuídos por núcleos:
• O Universo Industrial - trabalhos de Arman, Jean Tinguely, Erró, Takis, Robert Rauschenberg, Robert Doisneau e George Poncet.
• A Atmosfera Dubuffet – Jean Dubuffet.
• Pintura Abstrata – Joan Miró, Sam Francis, Roberto Matta, Pierre Alechinsky, Jean Fautrier, Dominique Thiolat e Henri Michaux.
• Pintura Cinética – Julio Le Parc, Victor Vasarely e Niki De Saint-Phalle. 

A coleção Renault
As obras – um total de 96 peças de 18 autores – fazem parte do acervo de arte da Renault, constituído entre 1967 e 1985 em um sistema pioneiro de mecenato. Com o objetivo de estimular a produção artística de vanguarda e estabelecer um elo entre a arte e o mundo industrial, a empresa abriu as portas de seu parque fabril para que artistas plásticos pudessem trabalhar com novos materiais, fazendo assim surgir novas formas de expressão. Muitas destas obras foram adquiridas pela Renault.

O acervo resultante dessa parceria, um dos mais notáveis entre empresas privadas, conta com mais de 300 obras e apresenta um panorama dos mais diversos movimentos da história da arte contemporânea. Como ressalta a historiadora de arte e curadora do acervo, Ann Hindry, trata-se de um "encontro histórico" entre o mundo industrial e grandes nomes da arte contemporânea. "Eles apresentaram um espelho, talvez crítico ou sarcástico mas, ao final de contas, amplificador", diz.

Para o presidente da Renault do Brasil, Jean-Michel Jalinier, a exposição de uma seleção do acervo representa "uma oportunidade rara para mostrarmos que a integração da empresa com a sociedade é mais do que a produção de automóveis." Jalinier destaca o caráter "inovador" das obras. "De motores a parafusos, partes e peças dos automóveis foram empregadas e transformadas em arte", explica o presidente.

Serviço:
Uma Aventura Moderna - Coleção de Arte Renault
Abertura para convidados: 10 de setembro, quinta-feira, às 19 horas.
Público: de 11 de setembro a 15 de dezembro de 2008. 
MAC USP Ibirapuera
Terça a domingo das 10 às 19 horas
Tel.:11. 5573-9932
Entrada franca
Pavilhão Ciccillo Matarazzo, 3º piso (Prédio da Bienal, entrada pela rampa lateral)
Parque Ibirapuera - Portão 3
Estacionamento no parque com zona azul

Renault do Brasil / Sala de Imprensa

Leia também:
Ano da França no Brasil

--
farolcomunitario | rede web de informação e cultura

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pela visita. Todo comentário é moderado.
Palavrões,ofensas e assemelhados não são aceitos, assim como textos fora do contexto do post e/ou com link para outro site.