sábado, 19 de setembro de 2009

Nova música francesa conquista público recifense

O multi-instrumentista francês Sébastien Tellier se apresentou para mais de duas mil pessoas na abertura do Festival "No Ar Coquetel Molotov", evento oficial do Ano da França no Brasil 

A capital do frevo se rendeu aos novos sons da música francesa durante a abertura do festival "No Ar Coquetel Molotov" na noite de 18 de setembro.  A sexta edição do festival é parte da programação oficial do Ano da França no Brasil e este ano, com o apoio do Consulado da França no Brasil, trouxe pela primeira vez a Pernambuco o músico e compositor francês Sébastien Tellier. 

Presente à primeira noite do evento, o adido cultural da França no Recife, Daniel Hazin, afirmou que o Ano da França no Brasil vai além do estreitamento das relações governamentais entre as duas nações. "Todas as ações programadas visam apresentar um novo movimento artístico que vem sendo produzido por uma nova geração na França, mas sem deixar também de reverenciar a cultura clássica francesa", enfatizou Daniel Hazin, que lembrou ainda o apoio do Consulado ao Festival desde 2005. A programação do Ano da França no Brasil segue até 15 de novembro. 

Acolhido com entusiasmo por um público de casa cheia – mais de duas mil pessoas lotaram o Teatro Guararapes - Sébastien Tellier levou ao público algumas de suas canções mais conhecidas, como La Ritournelle e ainda Kilometer, sucesso de seu novo álbum, "Sexuality", com o qual já realizou mais de 180 shows, grande parte deles na Europa e Estados Unidos. 

Para o multi-instrumentista, as tecnologias atuais permitem um acesso mais fácil a culturas diversas e eventos como o da França no Brasil enriquecem o patrimônio cultural construído entre os dois países. "A música brasileira é uma das melhores do mundo, junto à italiana e a americana. O ritmo é diferenciado, preenche os ouvidos e traz uma sensação agradável para quem a escuta", comentou Tellier, que faz sua despedida do Brasil com um show no dia 19 no Rio de Janeiro. 

Nesta edição, o festival foi deslocado para um teatro maior – antes era realizado no Teatro da Universidade Federal de Pernambuco, para acomodar melhor um público mais numeroso a cada ano. De acordo com uma das produtoras do Molotov, Ana Garcia, o apoio do Consulado foi fundamental neste processo, além de viabilizar a vinda de atrações como Tellier, por exemplo. "O suporte do Consulado possibilitou, por exemplo, que a curadoria do festival viajasse às cidades de Rennes e Paris para acompanhar de perto algumas expressões musicais francesas, como François Vitor e Zombie Zombie, que se apresentam no dia 19". 

Entusiasta do trabalho do músico, Carolina Flores apostou em Tellier como uma das gratas surpresas para aqueles que ainda não conheciam seu trabalho. "Ele representa o bom momento da música pop e é a conexão esperada para um encontro de culturas ecléticas como a brasileira e a francesa", comentou. 

Surpresa com show de Sébastien Tellier, a estudante Sarah Falcão não se arrependeu de ter se deslocado de João Pessoa, no estado da Paraíba, e percorrido 120 quilômetros até o Recife . "É a terceira edição que acompanho do Molotov, que surgiu como um novo fôlego entre os festivais de música no Nordeste", destacou. 

Os patrocinadores do Ano da França no Brasil ( http://anodafrancanobrasil.cultura.gov.br/) são:
 
Comitê dos patrocinadores franceses:Accor, Air France, Alstom, Areva, Caixa Seguros, CNP Assurance, Câmara de Comércio França-Brasil, Dassault, DCNS, EADS, GDF SUEZ, Lafarge, PSAPeugeot Citroën, Renault, Saint -Gobain, Safran, Thales, Vallourec.

Patrocinadores brasileiros:Banco Fidis, Banco Itaú, Bradesco, BNDES, Caixa Econômica Federal, Centro Cultural Banco do Brasil, Correios, Eletrobrás, Fiat, Gol, Grupo Pão de Açúcar, Infraero, Oi, Petrobras, Santander, Serpro.

Parceria e realização:TV5, Ubifrance, Aliança Francesa, CulturesFrance, Republique Française,TV Brasil, Ministério das Relações Exteriores, Ministério da Cultura, Governo Federal do Brasil, SESC, SESC SP.
 
Assessoria do Ano da França no Brasil: Entrelinhas Comunicação

--
farolcomunitario | rede web de informação e cultura

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pela visita. Todo comentário é moderado.
Palavrões,ofensas e assemelhados não são aceitos, assim como textos fora do contexto do post e/ou com link para outro site.