sábado, 5 de setembro de 2009

Palestra na APM informa e orienta população sobre insônia

Em 12 de setembro de 2009, o Departamento de Neurologia da Associação Paulista de Medicina (APM) promove um debate gratuito e aberto ao público sobre a insônia. O evento abordará também os problemas de saúde decorrentes deste distúrbio do sono e dicas para prevenir o problema. O objetivo é propiciar aos pacientes mais qualidade de sono e de vida.

 

"A insônia é a dificuldade de iniciar o sono ou mantê-lo durante toda a noite. Se o problema persiste, é importante detectar as possíveis causas", afirma o dr. Rubens Reimão, presidente do Departamento de Neurologia da APM. 

 

Entre os assuntos relacionados ao distúrbio em pauta estarão depressão, estresse e até doenças e medicamentos que podem interferir no sono. O especialista adianta alguns hábitos errados que devem ser evitados, como passar horas em frente ao computador ou o consumo excessivo de cafeína, presente não apenas no café, mas também no chá preto e nos refrigerantes a base de cola.

 

Além de dicas como estas, que muitas vezes são capazes de resolver os casos mais leves, os presentes também receberão orientações sobre a importância do correto diagnóstico e opções de tratamento dos casos mais graves.

 

"Dificuldade constante para dormir deve sempre ser investigada por um médico. Uma boa noite de sono é tão importante quanto uma alimentação saudável ou a prática de exercícios para manter o corpo e a mente saudáveis", afirma dr. Reimão.  

De acordo com a fisioterapeuta Patrícia Daniele Araújo, que também participa da palestra, a prática de atividade física regular é outra ferramenta importante para as noites de sono, mas devem ser feitas de preferência durante o dia. "Caso a disponibilidade de tempo seja para realizar estas atividades à noite, o ideal é fazer uma atividade mais leve".

A falta de uma noite de sono reparadora traz mau humor, dificuldade de concentração e aumenta os riscos de acidentes sérios, por vezes fatais. A longo prazo, pode trazer prejuízos ainda maiores. Pessoas que sofrem de insônia são mais suscetíveis ao desenvolvimento de doenças neurológicas e também de hipertensão ou diabetes.

 

Palestras para portadores de insônia
Data:
12 de setembro de 2009
Horário: das 9h às 12h
Local: Associação Paulista de Medicina
Endereço: Av. Brigadeiro Luís Antonio, 278 - Bela vista -São Paulo - SP
Informações: (11) 3188.4252 / eventos@apm.org.br

 

Acontece Comunicação e Notícias

www.acontecenoticias.com.br


--
farolcomunitario | rede web de informação e cultura

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pela visita. Todo comentário é moderado.
Palavrões,ofensas e assemelhados não são aceitos, assim como textos fora do contexto do post e/ou com link para outro site.