sábado, 21 de novembro de 2009

Curso prepara médicos para avaliação e tratamento de doenças vasculares

A Associação Paulista de Medicina (APM) finaliza, em 28 de novembro, o Curso Continuado de Ecodoppler Vascular. Neste último módulo, diversos temas serão abordados relacionando a utilização do ecodoppler não só para o diagnóstico, mas também para o tratamento de doenças vasculares. O curso é direcionado a cirurgiões vasculares, anestesistas, intensivistas, cirurgiões gerais e radiologistas.

 

"O objetivo é proporcionar uma oportunidade de atualização em assuntos primordiais na área de ecografia vascular", afirma o coordenador do curso, dr. Ivan Casella. De acordo com ele, o ecodoppler vascular é o exame de imagem mais utilizado na investigação vascular, já largamente disseminado e disponível nos sistemas de saúde privado e público.

 

A realização do exame, no entanto, requer plena capacidade e atenção do profissional, que costuma encontrar dificuldades em compreender e interpretar o grande número de informações proporcionadas pelo ecodoppler vascular.

 

"Quando realizado adequadamente por um examinador qualificado, o ecodoppler vascular é de grande acurácia na detecção das doenças, principalmente estenoses. Apresenta, ainda, a vantagem de não ser invasivo e ter baixo custo", explica o dr. Casella.

 

Uma das aulas será sobre a aplicação do exame para a avaliação das artérias do sistema digestivo. "É importante comentar não só das estenoses dessas artérias, mas também da chamada síndrome do quebra-nozes, com a qual nem todos os médicos estão familiarizados", afirma o dr. Casella.

 

Outro tópico de destaque será a aula sobre artérias renais, que abordará os parâmetros para a avaliação circulatória nos transplantes renais. Segundo o dr. Casella, muitos médicos têm um contato apenas esporádico com essa área, impedindo o conhecimento pleno do assunto.

 

Além disso, também será apresentada a importância do ecodoppler no tratamento de pseudoaneurismas. "É muito utilizado como exame diagnóstico, mas também como método visual importante para procedimentos terapêuticos", explica o dr. Casella.

 

 

Programação

8h30 às 9h30 - Vigilância das Fístulas Arteriovenosas para Hemodiálise

- Dr. Robson Barbosa de Miranda

9h30 às 10h30 - Ecodoppler das Artérias Renais

- Dr. Marcos Roberto Godoy

10h30 às 11h30 - Ecodoppler das Artérias do Sistema Digestório

- Dr. Raul Rojas Martinez

11h30 às 12h30 - Intervenção Guiada por Ecodoppler

- Dr. Ivan Benaduce Casella

 

  Serviço
  Local: Associação Paulista de Medicina
Av. Brigadeiro Luís Antônio, 278 – 7º andar - São Paulo – SP
 Informações: (11) 3188-4281 / incricoes@apm.org.br

Acontece Comunicação e Notícias

www.acontecenoticias.com.br



--
farolcomunitario | rede web de informação e cultura

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pela visita. Todo comentário é moderado.
Palavrões,ofensas e assemelhados não são aceitos, assim como textos fora do contexto do post e/ou com link para outro site.