terça-feira, 10 de novembro de 2009

Os desaparecidos do Brasil

A Comissão Parlamentar de Inquérito destinada a investigar as causas, conseqüências e os responsáveis pelos desaparecimentos de crianças e adolescentes no Brasil no período de 2005 a 2007, realizou na tarde desta terça-feira (10/11), no Plenário 8, da Câmara dos Deputados, uma audiência pública destinada ao ouvir a delegada de polícia do SICRIDE - Serviço de Investigação de Crianças Desaparecidas, no Estado do Paraná, Ana Cláudia Machado e a Secretária de Estado da Secretaria de Desenvolvimeto Social e Transferência de Renda (SEDEST) do Distrito Federal, Eliana Maria Passos Pedrosa.

De acordo com a Secretária de Estado, Eliana Pedrosa, no Distrito Federal a principal causa dos desaparecimentos de crianças e adolecentesestar por causa do uso de drogas, violência, descriminação e aventura afetivas, como namoros. "A SEDEST tem como objetivo ajudar as famílias que sofrem essa perda. Primeiramente incentivamos todas elas registrarem ocorrência na polícia, depois vamos atrás dessas famílias para colhermos informações, fotos e documentos. Com isso fazemos um trabalho de divulgação", explica Eliana Pedrosa.

Segundo a delegada de polícia, Ana Cláudia Machado,  o SICRIDE é a única delegacia do país voltada a investigar crianças desaparecidas com competência exclusiva de investigações. " Nós trabalhamos muito no Paraná com prevenções em escolas e entidades, pois é melhor prevenir do que remediar", explica a delegada que completa. "Quero pedir aos pais muita atenção com seus filhos, principalmente quando eles saem de casa para comprar alguma coisa, como ir na padaria".

O evento contou ainda com a presença de representantes da sociedade e deputados federais que fizeram um amplo debate acerca do tema. Para o deputado Elismar Prado (PT-MG), membro da CPI, o Sistema de Investigação de Crianças Desaparecidas (Sicride) tem uma otíma atuação na área, com profissionais capacitados e um programa de prevenção de exemplo, mas em parâmetros nacional, o Brasil precisa melhorá muito na prevenção.

Assessoria de Imprensa do Deputado Elismar Prado

Ricardo Borges

--
farolcomunitario | rede web de informação e cultura

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pela visita. Todo comentário é moderado.
Palavrões,ofensas e assemelhados não são aceitos, assim como textos fora do contexto do post e/ou com link para outro site.