domingo, 20 de dezembro de 2009

Petrobras assina projeto de Coleta Seletiva no Centro do Rio

Na próxima segunda-feira (21/12), a Petrobras e outras quinze instituições assinam Protocolo de Intenções para viabilizar a criação da Rede de Apoiadores da Coleta Seletiva Solidária no Centro do Rio de Janeiro e adjacências. O evento acontece no Teatro Carlos Gomes, às 17h.

A criação da Rede de Apoiadores visa melhorar a infraestrutura, a sustentabilidade e as condições de trabalho dos catadores de materiais recicláveis. Com a Rede, serão criadas ações de inclusão e valorização para os catadores, com ganhos sociais e ambientais para a cidade. Uma das iniciativas previstas é a definição de um espaço físico para colocar o material recolhido e, desta forma, melhorar as condições de seleção, hoje feita nas ruas.

Desde 2003, a Petrobras investe em projetos voltados para a inserção social e econômica dos catadores de materiais recicláveis, através do Programa Desenvolvimento & Cidadania Petrobras. Neste período, a Petrobras investiu cerca de R$ 35 milhões em 33 projetos de catadores de materiais recicláveis, desenvolvidos em 9 estados, beneficiando diretamente cerca de 7800 pessoas e 144 instituições. Os projetos desenvolvem ações de mobilização e organização social, capacitação para a produção e para a gestão, investimento em infra-estrutura, articulação em redes de comercialização, articulação de parcerias e implantação de tecnologias de agregação de valor.

Além da Petrobras, participam da Rede de Apoiadores a Secretaria de Estado do Ambiente (SEA), Banco do Brasil, Eletrobrás, Defensoria Pública do Estado do Rio de Janeiro (DPGE/RJ), Secretaria Especial de Desenvolvimento Econômico Solidário (SEDES), Secretaria Municipal de Meio Ambiente (SMAC), SEBRAE-RJ, Previdência Social – Dataprev, Instituto Brasileiro de Inovações em Saúde Social (IBISS), Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos (ABIHPEC), Associação Brasileira das Indústrias de Produtos de Limpeza e Afins (ABIPLA), Sindicato de Habitação (SECOVI RIO), Associação Pólo Novo Rio Antigo, Agência Manifesto Visual, Fórum Estadual Lixo e Cidadania do Rio de Janeiro e Movimento Nacional dos Catadores de Materiais Recicláveis (MNCR-RJ).

Serviço:
Assinatura de Protocolo de Intenções da Rede de Apoiadores da Coleta Seletiva Solidária no Centro do Rio de Janeiro e adjacências.
Data: 21/12/2009, às 17h 
Local: Teatro Carlos Gomes – Praça Tiradentes, 19 - Centro

Agência Petrobras de Notícias

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pela visita. Todo comentário é moderado.
Palavrões,ofensas e assemelhados não são aceitos, assim como textos fora do contexto do post e/ou com link para outro site.