quarta-feira, 30 de dezembro de 2009

Prorrogação das CPR’s pega cafeicultores sem o dinheiro das opções de café

NEWSCAFEICULTURA - Com o atraso no pagamento das opções de café pela Conab, que deveria ter ocorrido no dia 15/12,  que não ocorreu por falta de dinheiro em caixa, e teve um credito suplementar autorizado com a publicação no Diário Oficial da União apenas no dia 21/12.

O cafeicultor que contava com o dinheiro para o pagamento de 13º salário e demais contas, foi surpreendido com o não pagamento, como previsto no Aviso do leilão dos contratos de opções. E como os produtores já haviam entregado o café nos armazéns da Conab, nem a opção de vender o café no mercado sobrou.

E para complicar ainda mais a situação, o vencimento das operações do funcafé dação, e os demais financiamentos e prorrogação de CPR's com o pagamento de 20%, todas  vencem neste fim de ano até o dia 30/12/2009. Como o Governo através do Ministério da Agricultura, e da Conab confiram, por mais de uma oportunidade, que os pagamentos das opções seriam paga em dezembro, com isto os produtores esperam este dinheiro para a realização destes pagamentos aos bancos.

Situação crítica do cafeicultor

Os produtores estão sem dinheiro para quitar suas contas, não receberem o dinheiro na data prevista e provavelmente não receberá este ano, o mercado caiu em reação ao não pagamento pelo governo, e os produtores não terão tempo hábil para vender e receber para quitar estes compromissos.

Caso o produtor não pague o banco, vai ficar inadimplente, o que atrapalha todas as demais renegociações já firmadas com o governo e as instituições financeiras. Segundo Airton Neves de Deus da Sancafé, muitos produtores estão captando dinheiro no mercado, a juros de cheque especial para arcar com estes pagamentos para não ficar inadimplentes e perderem a prorrogação de 4 anos da CPR.

Opções Café
Pagamento das opções de café pela Conab deve ficar para 2010

 
O Pagamento das opções pela CONAB de São Paulo já chega a 90% dos contratos das 129.300 sacas 12,9% do total de 1 milhão de sacas. Minas Gerais responde por 797.000 sacas 79,7% dos contratos e a previsão informada pela superintendência da Conab de BH é que os pagamentos sejam efetuados em 30 de dezembro. Segundo informações levantadas pela redação do News Cafeicultura junto a corretores que estão acompanhado o processo de pagamento junto a Conab, os pagamentos estão acontecendo de forma muito lenta, e acreditam que os pagamentos só finalizem por volta do dia 15/01/2010.

--
farolcomunitario | rede web de informação e cultura

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pela visita. Todo comentário é moderado.
Palavrões,ofensas e assemelhados não são aceitos, assim como textos fora do contexto do post e/ou com link para outro site.