sexta-feira, 15 de janeiro de 2010

Minc assina venda de biogás para a Petrobras e vistoria obras em Parque

O ministro do Meio Ambiente, Carlos Minc, participa da assinatura do contrato de venda para a Petrobras do biogás purificado produzido na Usina de Biogás do Aterro de Gramacho pela empresa Gás Verde S.A, no município de Duque de Caxias, Rio de Janeiro.

 

O contrato, válido por 20 anos, vai garantir a sustentabilidade da Usina de Biogás e da Estação de Tratamento do Chorume, além de beneficiar a associação de catadores do Aterro. A empresa Gás Verde SA é que detém a exploração da Usina e da Estação no Aterro.

 

Com o chamado Gás Verde, a Petrobras passa a comprar o gás - que antes era queimado na Usina e transformado em crédito de carbono -, para usar como fonte de energia na Refinaria de Duque de Caxias (Reduc).

 

Estima-se que a iniciativa evite a emissão de aproximadamente 75 milhões de metros cúbicos de metano por ano na atmosfera, um dos gases que mais agravam o efeito estufa. 

 

Três Picos

 

No mesmo dia pela manhã, o ministro participa da vistoria das obras de revitalização do Parque Estadual dos Três Picos, no município de Cachoeiras do Macacu, na Região Serrana do Rio.

 

Acompanhado pelo diretor de Biodiversidade e Áreas Protegidas do Instituto Estadual do Ambiente (Inea), André Ilha, o ministro Minc vai inspecionar as obras de revitalização do complexo da sede do Parque, como a construção do pórtico e da guarita; a reforma completa da estrada de acesso à sede, incluindo drenagens e escoramentos; e restauração do centro de visitantes. Além disso, vai inaugurar a nova exposição permanente, incluindo a maquete do parque.

 

De acordo com Ilha, as obras - realizadas com recursos de medidas compensatórias da usina termoelétrica Termo Rio e da Companhia Siderúrgica do Atlântico  - "reforçam o conjunto de medidas que o Inea vem tomando, em parceria com ICMBIO, prefeituras municipais e proprietários de RPPN da região, para conservação da biodiversidade do corredor central de Mata Atlântica Fluminense".

 

O diretor ainda destacou que a iniciativa tem o objetivo de "tornar o Parque mais atraente e aumentar o número de visitantes, além de ser mais um passo no sentido de incluir o município no mapa turístico do estado".


Quando: Segunda-feira 18 de janeiro, às 15h; e às 9h30

 

Onde: Palácio da Cidade, Rua São Clemente, 360 - Botafogo (RJ); Sede do Parque Estadual dos Três Picos, município de Cachoeiras do Macacu, Região Serrana do Rio de Janeiro pela rodovia RJ-116.


Ascom MMA


--
farolcomunitario | rede web de informação e cultura

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pela visita. Todo comentário é moderado.
Palavrões,ofensas e assemelhados não são aceitos, assim como textos fora do contexto do post e/ou com link para outro site.