sábado, 30 de janeiro de 2010

Ministério da Pesca e Aquicultura realiza treinamento da Política Territorial

O Ministério da Pesca e Aquicultura realiza treinamento em Brasília para capacitação de nove articuladores e técnicos do setor que atuam juntos na política territorial da aquicultura e pesca.

O evento que vai até o dia 30 de janeiro, tem o intuito e planejar e integrar  os novos articuladores aos demais grupos que já existem nos cinquenta e um territórios em que o MPA atua.

A estrutura do Plano Mais Pesca e Aquicultura é apresentado aos participantes com suas diretrizes políticas e para elaborar um plano de atuação.

Os articuladores dos territórios trabalham diretamente com os atores sociais da pesca e instituições parceiras como EMATER, Prefeituras, Órgãos Estaduais e Federais e Colônias de pescadores.

O papel dos articuladores é fazer um diagnóstico dos empreendimentos da aquicultura e pesca. Após mapear esses empreendimentos já existentes, ele ajuda no desenvolvimento de projetos, programas e ações do MPA, promoção dos arranjos institucionais, apoia e difundi os programas e ações da política territorial.

Após verificar as reais necessidades da região, o articulador apresenta ao Colegiado Territorial, (formado por membros do poder público e da sociedade civil organizada), que aprova a proposta e encaminha ao MPA.

Um dos articuladores que está em treinamento, Aguinaldo Silva da Zona da Mata Sul - Paraíba, diz que após a criação do Ministério da Pesca e Aquicultura, os pescadores da sua região estão mais esperançosos, pois agora eles têm acesso à política pública e o estado está conseguindo se organizar melhor e ver o setor crescer de uma forma rápida. "A felicidade dos pescadores ao nos receber em sua região é enorme e hoje todos trabalham com mais felicidade e esperança", diz Aguinaldo.

A Política de Desenvolvimento Territorial da Pesca e Aquicultura foi planejada a partir de territórios que foram delimitados por identidades culturais, sociais e econômicas devendo ser integrados às metas do Plano Mais Pesca e Aquicultura.

A política de desenvolvimento territorial visa à ampliação da participação social e descentralização dos processos decisórios com fortalecimento da capacidade dos pescadores e aquicultores na articulação das políticas públicas, voltadas para o desenvolvimento do setor.

Viviane Paganotte |  Comunicação/Ministério da Pesca e Aquicultura

Veja também o que publicamos sobre Pesca e Peixe