terça-feira, 12 de janeiro de 2010

Nova parceria em exploração na Turquia

A Petrobras, a Turkish Petroleum Corporation (TPAO), estatal turca, e a ExxonMobil assinaram ontem (11/01), no Rio de Janeiro, uma parceria para a exploração do Bloco 3922 (Sinop), localizado em águas profundas do Mar Negro, na Turquia. Com a assinatura do acordo (farm-in), a subsidiária ExxonMobil Exploration and Production Turkey B.V. passa a ter 25% de participação na licença do Bloco. A Petrobras detém outros 25% de interesses, mantendo-se como operadora do projeto, e a TPAO possui os 50% restantes. 

A plataforma de perfuração que será utilizada neste projeto – a sonda Leiv Eiriksson – chegou à Turquia em 31 de dezembro. A previsão é que as atividades de perfuração sejam iniciadas no primeiro trimestre de 2010, no poço Sinop-1, situado a cerca de 145 quilômetros da cidade de Sinop, em águas ultraprofundas do Mar Negro. A região é considerada uma das últimas fronteiras petrolíferas do mundo. O acordo de exploração, que está sujeito à aprovação do governo turco, cobre aproximadamente 30 mil quilômetros quadrados.

Em sua atuação no Brasil e em todo o mundo, a Petrobras sempre busca oportunidades de negócios que tragam retorno positivo do ponto de vista econômico, social e ambiental. Além disso, por meio da associação com outras empresas, a Companhia procura promover o intercâmbio de experiências e conhecimentos.

"O acordo permite que a TPAO, a Petrobras e a ExxonMobil progridam conjuntamente nas atividades de exploração no Mar Negro e aproveitem as sinergias que existem entre as três empresas", disse o gerente executivo da Petrobras para Américas, África e Eurásia, Fernando Cunha. 

"Nós estamos satisfeitos em acrescentar esta área ao nosso portfólio global e assim expandir a nossa presença em águas profundas do Mar Negro", afirmou o diretor de exploração da ExxonMobil International Limited, Russ Bellis.

"Nós esperamos poder utilizar as tecnologias e o conhecimento da TPAO, da ExxonMobil e da Petrobras para explorar o potencial comercial das reservas no Mar Negro", disse o CEO da TPAO, Mehmet Uysal.

Atuação da Petrobras na Turquia

A Petrobras iniciou sua operação na Turquia em fevereiro de 2006, possuindo atualmente a concessão do bloco 3922 (Sinop), oferecido em processo licitatório para exploração e produção em águas profundas no Mar Negro.

Petrobras
Gerência de Imprensa/Comunicação Institucional
--
farolcomunitario | rede web de informação e cultura

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pela visita. Todo comentário é moderado.
Palavrões,ofensas e assemelhados não são aceitos, assim como textos fora do contexto do post e/ou com link para outro site.