quinta-feira, 21 de janeiro de 2010

Rio-à-Porter: Talentos do Brasil negocia com Europa e EUA

foto de Patrícia Guimarães 

Compradores de vários países de Europa como Espanha e Holanda e dos Estados Unidos visitaram o estande do projeto Talentos do Brasil durante o evento Rio-à-Porter – Salão de Negócios de Moda e Design, que aconteceu entre 18 e 21 deste mês, no Rio de Janeiro.

Segundo a coordenadora do projeto no Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), Patrícia Guimarães, foram mais de 60 contatos para futuras negociações com compradores nacionais e internacionais. "A participação do Talentos na Rio-à-Porter foi positiva para a valorização da marca e dos produtos".

Para a artesã maranhense Maria de Lourdes Rodrigues, a dona Lurdinha, a cada ano os grupos de artesãs envolvidas no projeto assumem o trabalho com mais responsabilidade e profissionalismo, fazendo com que a Cooperativa, a Cooperúnica, conquiste clientes nos mercados nacionais e internacionais. "A feira foi muito importante para a divulgação do nosso trabalho, dos nossos produtos", reforça Lurdinha.

Atualmente, o Talentos do Brasil une cerca de duas mil artesãs e artesãos do meio rural de 12 estados brasileiros. São 15 grupos organizados em cooperativas, que juntas, formam a Cooperativa Nacional Marca Única – Cooperúnica.

De acordo com a coordenadora do projeto, a Cooperativa já conta com uma equipe de profissionais das áreas jurídica, contábil e de mercado para assessora os grupos. "Estamos fechando uma negociação para contratação de cinco representantes internacionais que irão divulgar e comercializar os produtos do Talentos do Brasil fora do País", explica Patrícia.

Além disso, para este ano, será realizada a seleção de estilistas para participar do projeto e desenvolver, junto com as artesãs a coleção 2010.

Rumo à Paris

Durante a feira, o projeto recebeu a visita do presidente da Federação Pret-à-Porter de Paris, Jean-Pierre Mocho, e que resultou na confirmação da participação do projeto Talentos do Brasil, em mais uma edição do salão de moda parisiense, que acontece em setembro próximo. Em 2009, as artesãs do Talentos do Brasil fizeram sua estréia no evento, com a coleção "Mãos que [Re] Fazem o Mundo".

Talentos do Brasil

Desenvolvido pelo MDA desde 2005, o Projeto Talentos do Brasil conta com as parcerias do Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) e do Programa Texbrasil (ABIT e APEXbrasil) e com o apoio da Agência de Cooperação Alemã (GTZ), da Associação Brasileira das Empresas Estaduais de Assistência Técnica e Extensão Rural (Asbraer) e do Ministério do Turismo (MTur).

O projeto é resultado da junção de técnicas manufatureiras repassadas de geração a geração, com a beleza da matéria-prima natural, retirada da biodiversidade brasileira de forma sustentável. Entre as matérias-primas estão o couro de peixe, a lã de carneiro, a crina de cavalo e a fibra de buriti, além dos tradicionais bordados do Nordeste brasileiro. As criações vão desde peças de vestuário a acessórios como bolsas, chapéus, echarpes, bijuterias e jóias.

Assessoria de Comunicação Social MDA/Incra
--
farolcomunitario | rede web de informação e cultura

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pela visita. Todo comentário é moderado.
Palavrões,ofensas e assemelhados não são aceitos, assim como textos fora do contexto do post e/ou com link para outro site.