sexta-feira, 26 de fevereiro de 2010

Abelhas preferem cafezinho e cigarro

Foto: Cortesia Nati Shohat
Pesquisadores israelenses descobriram que as abelhas preferem os néctares que contêm pequenas doses de nicotina e cafeína aos que são desprovidos de tais substâncias. O néctar é composto principalmente por açúcares, base da polinização. Mas os néctares florais de algumas espécies de plantas incluem pequenas quantidades de substâncias tóxicas, como nicotina e cafeína. Entre elas estão o tabaco, as flores cítricas e a mixirica.

 

A equipe de pesquisadores foi coordenada pelos professores Gidi Ne'eman, Moshe Inbar e Natarajan Singaravelan, dos Departamentos de Ambiente, Biologia Evolucionista e Educação Científica da Universidade de Haifa. Eles ainda não descobriram se a presença dessas substâncias no néctar torna a polinização mais eficiente, mas a pesquisa sugere que as plantas que sobreviveram por seleção natural são aquelas que desenvolveram tais substâncias tóxicas que atraem as abelhas, obtendo assim vantagem sobre aquelas que não as desenvolveram.

 

Assessoria de Imprensa do Cembri – Centro de Mídia Brasil-Israel

Ex-Libris Comunicação Integrada

Cristina Freitas
--
farolcomunitario | rede web de informação e cultura

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pela visita. Todo comentário é moderado.
Palavrões,ofensas e assemelhados não são aceitos, assim como textos fora do contexto do post e/ou com link para outro site.