sexta-feira, 19 de fevereiro de 2010

Grande Encontro da Diversidade Cultural Paulista

No período de 26 a 28 de fevereiro e 1o a 2 de março acontecerá a 1ª Teia e o 2º Fórum Paulista de Pontos de Cultura. O evento é organizado pelos Pontos de Cultura, pela Comissão Paulista dos Pontos de Cultura (CPPC), pelo Ministério da Cultura (MinC) e Prefeitura de Guarulhos, por meio da Secretaria de Cultura.A abertura acontece no Adamastor Centro (Av. Monteiro Lobato, 734 - Macedo), a partir das 18h30, com a apresentação do Bloco Afro Ilú Obá De Min - Ilú Onã - Caminhos do Tambor (SP). Às 20h40 tem início a Mostra Artística com apresentações de dança de Pontos de Cultura de Diadema e Guarulhos. No total, serão mais de 1.900 participantes entre 1.430 da Mostra, 320 delegados e delegadas do Fórum, além de cem convidados e 30 voluntários e voluntárias.

A Teia Paulista tem por objetivo promover a aproximação e o intercâmbio entre os mais de 400 Pontos de Cultura do Estado de São Paulo e a divulgação do trabalho destes espaços para a comunidade em geral. É também uma oportunidade de dar as boas-vindas aos 300 novos Pontos habilitados pela Secretaria de Estado da Cultura, em convênio com o MinC. O reconhecimento dos Pontos de Culturas é a principal do Programa Cultura Viva, que visa a estimular os mais diferentes meios de linguagens artística e cultural, buscando articular e impulsionar um conjunto de ações nas comunidades, com foco na inclusão cultural, digital e de cidadania.

Em 2009, as Teias reuniram os Pontos de Cultura de cada região. Os Pontos de Cultura do São Paulo realizaram, nos meses de agosto a novembro, as Macro Teias Regionais. O Estado foi dividido em seis regiões, que organizaram uma festa da cultura popular garantindo a expressão da pluralidade brasileira na construção de uma memória presente, por meio das novas possibilidades de difusão e acesso à Cultura.

O que é a Teia?

Tido como o maior encontro da diversidade cultural no Brasil, reunindo todos os Pontos participantes do Programa Nacional de Cultura, Educação e Cidadania – Cultura Viva, do MinC. Foram realizadas três edições nacionais que ocorreram em 2006, 2007 e 2008. As Teias reúnem os Pontos de Cultura de todo o País em mostras artísticas, atividades formativas e Fóruns de debate. Em 2009, as Teias aconteceram também nos Estados e nas Regiões Federativas. A proposta desses encontros regionais é identificar as demandas mais freqüentes entre os projetos, fazendo com que os Pontos de cada Estado cheguem à Teia nacional de 2010 bem articulados e integrados.

A Teia Brasil 2010 ocorrerá em Fortaleza, no Ceará, de 25 e 31 de março. Está dividida em Mostra Artística, Fórum dos Pontos de Cultura e o encontro Teia das Ações Conceitos e Práxis que pretende refletir sobre o conjunto do Programa Cultura Viva.

 

Cristiano Lafetá

Monica Kimura

Conheça a página da Rede Paulista de Pontos de Cultura  http://teiapaulista.redepaulistadepontosdecultura.net/

--
farolcomunitario | rede web de informação e cultura

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pela visita. Todo comentário é moderado.
Palavrões,ofensas e assemelhados não são aceitos, assim como textos fora do contexto do post e/ou com link para outro site.