quarta-feira, 3 de fevereiro de 2010

Maior participação da sociedade civil fortalece o PAA

Mais de 150 pessoas estão reunidas em Brasília (DF) para discutir o aumento da participação da sociedade civil no Programa de Aquisição de Alimentos da Agricultura Familiar (PAA). A oficina que trata do controle social do PAA será quarta e quinta-feira (3 e 4/2). O encontro reúne representantes de todo o País, entre gestores, agricultores familiares, representantes de movimentos sociais, de governos municipais e estaduais que operam o programa do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS).

Para o coordenador do PAA no Município de Campina Grande (PB), Éder Rotondano, a participação da sociedade civil é fundamental para qualquer política pública de desenvolvimento. "O governo Lula mostrou que a sociedade civil é um elemento fundamental. Uma vez que é beneficiária, ela pode dizer o que é melhor pra ela, não o que achamos que seja melhor pra ela", acrescenta Éder.

Os recursos do PAA este ano vão passar de R$ 700 milhões. O secretário nacional de Segurança Alimentar e Nutricional do MDS, Crispim Moreira, espera que o apoio da sociedade fortaleça as ações do programa.  "Quanto mais aperfeiçoamos o controle social, mais o programa melhora e provoca os resultados que queremos, ou seja, agricultores familiares produzindo alimentos de qualidade com preço justo e, de outro lado, as creches, os asilos, os restaurantes populares, as cozinhas e as escolas tendo um abastecimento seguro, regular, com alimentos de qualidade para promover a saúde das pessoas que fazem as refeições nesse sistema", destaca Crispim.O painel da oficina nesta quinta-feira vai tratar do tema "As principais questões sobre o controle social do PAA por região". Serão discutidos os atributos e as atribuições do controle social do PAA e as ações que devem ser executadas para seu aprimoramento. O evento termina às 14h, após debate.

A oficina tem participação do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) e do Conselho Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (Consea).
 
SERVIÇO
Oficina de Controle Social do Programa de Aquisição de Alimentos da Agricultura Familiar (PAA) – Participação do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS)
Data: 3 e 4 de fevereiro de 2010 (quarta e quinta-feira)
Horário: das 9h às 19h (primeiro dia) e das 9h às14h (segundo dia)
Local: Hotel Nacional – Setor Hoteleiro Sul, quadra 01, bloco A – Brasília (DF)
 
Sandra Fontella
Ascom MDS

--
farolcomunitario | rede web de informação e cultura

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pela visita. Todo comentário é moderado.
Palavrões,ofensas e assemelhados não são aceitos, assim como textos fora do contexto do post e/ou com link para outro site.