sábado, 6 de março de 2010

Ministro Carlos Minc confirma participação no Encontro de Florestas em Paris

Na próxima semana, de 10 a 12 de março, o ministro Carlos Minc participa do Encontro de Florestas, em Paris, na França. O evento, idealizado pelo presidente francês Nicolas Sarkozy, reunirá ministros do Meio Ambiente de diversos países, e ocorre três meses após a Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP-15), realizada na Dinamarca, que resultou no Acordo de Copenhague.

No encontro, ministros e negociadores internacionais pretendem dar o impulso político necessário para facilitar a implementação dos compromissos assumidos em Copenhague, especialmente os relativos ao combate ao desmatamento. Além de Carlos Minc, a comitiva brasileira inclui a secretária de Mudanças Climáticas e Qualidade Ambiental, Suzana Kahn, e o consultor do MMA, Tasso Azevedo. No último dia do evento (sexta-feira, 12), está prevista uma apresentação sobre a política ambiental do Brasil, especificando seus focos e prioridades.

O objetivo de curto prazo do Encontro de Paris é organizar a implementação de ações e de fundos para a área florestal e para o clima. As discussões também servirão para aprofundar os diálogos sobre o mecanismo de REDD+. E, ainda, para debater o formato de uma governança climática global - considerando os esforços internacionais já existentes para frear o desmatamento e buscando a convergência das visões dos ministros participantes.

A expectativa é de que, a partir do Encontro de Florestas de Paris, sejam anunciados fundos suplementares para o combate ao desmatamento; definidas orientações que permitam avançar na implementação e coordenação dos fundos de curto prazo e acesso rápido (Fast Start Funding); e definidos princípios orientadores para o futuro mecanismo de REDD+. A reunião também servirá como preparação para os encontros de Oslo (Noruega), sobre parceria florestal, e Bonn (Alemanha) e Cancun (México), sobre clima.


ASCOM / MMA

--
farolcomunitario | rede web de informação e cultura

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pela visita. Todo comentário é moderado.
Palavrões,ofensas e assemelhados não são aceitos, assim como textos fora do contexto do post e/ou com link para outro site.