sábado, 6 de março de 2010

Projeto pioneiro da Petrobras Distribuidora usa energia solar para aquecer água de Lavamania

Foto: AGÊNCIA PETROBRAS

A busca de alternativas para contribuir com a preservação do meio ambiente é uma das preocupações do mundo contemporâneo. Idéias simples podem fazer grande diferença, como, por exemplo, a redução da quantidade de água e de detergente na limpeza de carros. Isso já é realidade em um posto da Petrobras Distribuidora na Barra da Tijuca (RJ), pioneiro no uso de água quente produzida por energia solar para a lavagem de veículos.

O sistema funciona da seguinte maneira: após receber o calor transferido do sol através de aletas de um coletor, a água já aquecida fica armazenada em um reservatório térmico, com capacidade para 2,5 mil litros, até o seu consumo. A água sai na temperatura de 45º C, produzindo um efeito desengordurante que reduz pela metade a necessidade do uso de detergente.

 A vazão de 12 litros por minuto da lavadora de carros do Lavamania permite aplicar 720 litros de água quente em uma hora, o que pode significar a lavagem de 10 a 20 carros. Um ganho considerável se comparado aos mais de 100 litros de água usualmente gastos na limpeza de apenas um carro pequeno, segundo estudo da Universidade de Campinas (Unicamp).

 "O pioneirismo é a marca da BR. A Companhia foi a primeira a oferecer recarga de veículos elétricos a partir de energia solar, tem postos de serviços movidos a energia eólica e agora testa a redução do consumo de água na lavagem de veículos", afirma o gerente de Tecnologia e GNV da rede de postos da Petrobras Distribuidora, Paulo da Luz Costa. "Temos orgulho de continuar na vanguarda das iniciativas ambientalmente responsáveis".
--
farolcomunitario | rede web de informação e cultura

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pela visita. Todo comentário é moderado.
Palavrões,ofensas e assemelhados não são aceitos, assim como textos fora do contexto do post e/ou com link para outro site.