sexta-feira, 16 de abril de 2010

OAB/RJ lança Campanha pela Memória e pela Verdade

Da redação da Tribuna do Advogado

16/04/2010 - "Não há cova funda / que sepulte / a rasa covardia / Não há túmulo que oculte / os frutos da rebeldia / Cai um dia em desgraça / a mais torpe ditadura / quando os vivos saem à praça / e os mortos da sepultura". Com a leitura dos versos do poema Os desaparecidos, de Affonso Romano de Sant'Anna, o conselheiro federal Marcus Vinicius Cordeiro deu início à cerimônia de lançamento da Campanha pela Memória e pela Verdade em prol da abertura dos arquivos da ditadura militar. Em discurso emocionado, Marcus Vinicius lembrou o drama das famílias em busca de informações sobre parentes presos e torturados durante a ditadura e o direito de que elas conheçam o paradeiro dos desaparecidos.

A Campanha, promovida pela Seccional com o apoio da Comissão de Anistia do Ministério da Justiça, vai veicular na TV e nos cinemas, a partir desta sexta, filmetes com artistas interpretando desaparecidos políticos e divulgando o abaixo-assinado que está disponível no site da OAB/RJ.

Antes da leitura do poema, o tesoureiro da OAB/RJ, Marcello Oliveira, ressaltou a importância institucional da Ordem na luta pela abertura de arquivos e fez um apelo para que, não só os advogados, mas toda a sociedade esteja engajada neste debate. "Queremos que essa campanha contamine o país de forma que todos os governantes possam ouví-la", enfatizou.

Compõem a mesa de abertura o ministro da Secretaria de Direitos Humanos, Paulo Vannuchi, o presidente do Conselho Federal, Ophir Cavalcante, o ex-presidente do Conselho Federal, Eduardo Seabra Fagundes, o presidente da Seccional, Wadih Damous, a vice-presidente da Comissão de Anistia do Ministério da Justiça, Sueli Bellato, a presidenta do grupo Tortura Nunca Mais, Cecília Coimbra, o presidente do Instituto dos Advogados Brasileiros (IAB), Henrique Maués, o presidente da Associação Brasileira da Imprensa (ABI), Maurício Azêdo, além de representantes estudantis e da Diretoria da OAB/RJ.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pela visita. Todo comentário é moderado.
Palavrões,ofensas e assemelhados não são aceitos, assim como textos fora do contexto do post e/ou com link para outro site.