sexta-feira, 23 de abril de 2010

Pneumologistas levam paulistanos a tour pelo interior de pulmão gigante

Instalação estará no Parque das Bicicletas, em São Paulo,

de 30 de abril e 2 de maio

 

Entre os dias 30 de abril e 2 de maio, um pulmão gigante será a grande atração do Parque das Bicicletas, na zona Sul de São Paulo. Instalado em uma área de cerca de 300 m2, um inflável de 190 m2 reproduzirá em minúcias o pulmão humano permitindo que o público entre pela traqueia e conheça todas as particularidades do órgão e os principais problemas que o atingem.

 

A iniciativa é uma parceria entre a Sociedade Paulista de Pneumologia e Tisiologia (SPPT) e da Sociedade Brasileira de Pneumologia e Tisiologia (SBPT). Conta com o apoio do Secretário Municipal de Esportes, dr.Walter Feldman, que disponibilizou o Parque das Bicicletas para a exposição educativa.

 

"Como o parque das bicicletas é bastante visitado por atletas e ciclistas, será uma oportunidade de associar a atividade física com a saúde respiratória", afirma dra. Jaquelina Ota, presidente da SPPT.

 

A exposição faz parte da celebração do Ano do Pulmão, que vem sendo comemorado em 2010 por sociedades médicas de diversas partes do mundo.

 

O objetivo principal é alertar a população sobre as principais doenças respiratórias, sua prevenção e importância do diagnóstico precoce, afirma a médica pneumologista. "Atualmente as doenças respiratórias são uma das principais causas de morte no mundo".

 

De acordo com a dra. Jaquelina, a expectativa é de que aproximadamente 20 mil pessoas visitem o Pulmão Gigante durante sua passagem pela capital paulista, alertando a população sobre os principais sintomas respiratórios e as principais doenças respiratórias.

 

Em sete compartimentos do pulmão gigante, dotados de cartazes e monitores, os visitantes assistirão a vídeos e receberão informações sobre doenças como tuberculose, asma, DPOC (doença pulmonar obstrutiva crônica), câncer e pneumonia.

 

Cada parte do inflável terá as texturas que simbolizam estas doenças, oferecendo o máximo de realidade. Os compartimentos serão interligados entre si e produzidos em material translúcido, com ventilação natural.

 

"Queremos oferecer à população informações sobre as características de todos estes males que atingem a saúde respiratória, abordando os principais fatores de risco, prevenção, detecção e a importância do início precoce do tratamento, qualquer que seja a patologia, de maneira lúdica, de modo a chamar a atenção e conscientizar desde as crianças até os mais experientes", afirma a dra. Jussara Fiterman, presidente da Sociedade Brasileira de Pneumologia e Tisiologia. 

 

TABAGISMO

 

Um setor de extrema importância no Pulmão Gigante, ressalta dra. Jussara, será sobre o tabagismo. "Lá os visitantes terão informações sobre a relação do tabagismo, tanto ativo como passivo, com as principais doenças respiratórias, e especialmente com o câncer de pulmão".

 

Dicas e outras informações serão transmitidas no intuito de auxiliar aqueles que desejam abandonar o vício, ou auxiliar amigos e familiares nesta dura batalha.

 

Acima de tudo, esta é mais uma iniciativa que visa a conter as alarmantes taxas de mortalidade por doenças relacionadas ao tabagismo no país. Hoje, por exemplo, somente no Brasil, segundo estimativas do Instituto Nacional de Câncer, a cada ano, 200 mil brasileiros morrem precocemente devido às doenças causadas pelo tabagismo. Felizmente, o cenário já tem mudado e as perpesctivas são um pouco mais animadoras.

Para ter uma ideia, no início dos anos 90, 35% da população brasileira com mais de 15 anos era fumante. Em 2007, pesquisa do Ministério da Saúde revelou que este índice já havia sido reduzido para 16,4%. Com a recente aprovação da lei antitabagismo no Estado de São Paulo, profissionais da área da saúde aguardam otimistas por números ainda melhores.

"A lei antitabagismo no Estado de São Paulo foi uma iniciativa fundamental para o controle do tabagismo no país, causa importante de morte e diminuição da qualidade de vida por diversas doenças. Com a lei, os tabagistas passivos foram os principais beneficiados", argumenta a dra. Jaquelina.

 

A especialista constata ainda que a medida trouxe incentivo à discussão sobre a situação dos tabagistas, os riscos do fumo e principalmente a possibilidade de tratamento.

 

"Já vemos várias empresas preocupadas com a saúde respiratória e com o rendimento no trabalho de seus funcionários, procurando por programas de cessação do tabagismo".

 

Exposição Pulmão Gigante

Data: de 30 de abril a 2 de maio

Horário: das 9h às 18h

Local: Parque das Bicicletas

Endereço: Alameda Iraé (esquina com a avenida Indianópolis), 35, Moema

Informações: 0800 61 62 18

Entrada Gratuita

  

Acontece Comunicação e Notícias

www.acontecenoticias.com.br



--
farolcomunitario | rede web de informação e cultura

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pela visita. Todo comentário é moderado.
Palavrões,ofensas e assemelhados não são aceitos, assim como textos fora do contexto do post e/ou com link para outro site.