segunda-feira, 3 de maio de 2010

Aumento dos juros irá desacelerar crédito ao consumidor

Crédito às empresas também deverá diminuir ritmo de expansão

 

São Paulo, 03 de maio de 2010 – O Indicador Serasa Experian de Perspectiva do Crédito ao Consumidor caiu 1,1% em março de 2010, a quinta queda mensal consecutiva, atingindo o valor de 104,3. Tal movimento sinaliza que o crédito ao consumidor, após ter crescido de maneira bastante acelerada desde o segundo semestre de 2009, entrará numa trajetória de expansão mais moderada, a partir dos próximos meses.

É possível que seu navegador não suporte a exibição desta imagem.

Tal desaceleração, que deverá ter início ainda neste segundo trimestre de 2010, tenderá a ser mais acentuada durante a segunda metade do ano, tendo em vista que o Indicador Serasa Experian de Perspectiva do Crédito ao Consumidor, deslocado seis meses adiante (gráfico acima), ainda permanece acima do nível 100, ou seja, com o volume de concessões superior à sua trajetória de longo prazo.

O ciclo de elevação da taxa básica de juros (taxa Selic), iniciado em abril, determinando a curto e médio prazos o encarecimento do crédito na ponta do consumo, e a retirada dos estímulos fiscais às aquisições de bens duráveis figuram entre os fatores que irão proporcionar um crescimento mais moderado do crédito com recursos livres aos consumidores, a partir dos próximos meses, de acordo com análise dos economistas da Serasa Experian.

Já para as empresas, o Indicador Serasa Experian de Perspectiva do Crédito às Empresas recuou 0,2% em março perante o mês de fevereiro de 2010. Com isso o indicador atingiu o valor de 97,5. Foi o quinto mês consecutivo de variações mensais negativas, embora de menores magnitudes.

Tal configuração sinaliza que o ritmo de concessões reais de crédito às empresas, efetuadas com recursos livres pelo sistema financeiro (basicamente operações de capital de giro), devem também sofrer alguma desaceleração com o ciclo de aperto monetário. Isto porque a economia deverá diminuir o seu ritmo de expansão, atualmente na casa dos 7% ao ano, para algo mais próximo a 5% ao ano, durante o segundo semestre de 2010, conforme salientam os economistas da Serasa Experian.

É possível que seu navegador não suporte a exibição desta imagem.

O volume de concessões de crédito com recursos livres às empresas, ponderam os economistas, ainda se encontra abaixo do seu equilíbrio de longo prazo (nível 100), e assim ainda deverá permanecer até fins de 2010, conforme aponta o Indicador Serasa Experian de Perspectiva do Crédito às Empresas.

Metodologia dos Indicadores Serasa Experian de Perspectiva

O objetivo dos Indicadores Serasa Experian de Perspectiva é antever, num horizonte de seis meses, em que fase do ciclo estarão as seguintes variáveis econômicas: (i) atividade econômica, (ii) concessões reais de crédito ao consumidor, (iii) concessões reais de crédito às empresas, (iv) inadimplência do consumidor e (v) inadimplência das empresas. Em geral, as variáveis econômicas apresentam ciclos compostos por quatro fases distintas: (1) expansão, (2) reversão, (3) crise e (4) recuperação. Os Indicadores Serasa Experian de Perspectiva mostrarão, justamente, a posição cíclica, para os próximos seis meses, de cada uma destas variáveis.

Cada Indicador Serasa Experian de Perspectiva é construído analisando-se o poder explicativo e a antecedência de explicação de um universo de 325 variáveis econômicas e financeiras sobre a variável-objetivo. Para tanto, todas as 325 variáveis "candidatas" bem como a variável-objetivo foram filtradas usando-se a técnica de ondaletas, a qual nos permite estudar as relações entre as variáveis "candidatas" a variável-objetivo em diversas escalas de tempo. Hoje, as ondaletas são adotadas em diversos campos, como a física (dinâmica molecular, astrofísica, geofísica – previsão de terremotos, mecânica quântica), processamento de imagem (análise de EEG e DNA, clima, reconhecimento da fala e visão artificial) e compressão de dados (o JPEG 2000 utiliza essa técnica).

No caso, utilizamos as escalas de tempo compreendidas entre 16 a 32 meses e entre 32 a 64 meses, regiões onde se caracterizam os movimentos dos ciclos econômicos.

Para cada escala de tempo foram selecionadas, das 325 variáveis "candidatas", aquelas que antecipam, de forma significativa, a variável-objetivo entre 6 e 18 meses de antecedência. Selecionadas as variáveis "candidatas", estas foram agregadas mediante a aplicação de componentes principais, após terem sido colocadas na mesma fase de 6 meses em relação à variável-objetivo.

O resultado composto, isto é, em cada escala de tempo, dos modelos de projeção entre a variável-objetivo e os componentes principais, colocado em base 100, constitui o Indicador Serasa Experian de Perspectiva.

Assessoria de Imprensa Serasa Experian

-- 
farolcomunitario | rede web de informação e cultura
coletivo de imprensa | www.coletivodeimprensa.jor.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pela visita. Todo comentário é moderado.
Palavrões,ofensas e assemelhados não são aceitos, assim como textos fora do contexto do post e/ou com link para outro site.