domingo, 16 de maio de 2010

Curadores dão enfoque cultural à Bienal do Livro de SP

A organização da 21ª Bienal Internacional do Livro de São Paulo convidou um grupo de profissionais de expressivo conhecimento na área para enriquecer ainda mais a programação cultural do evento. Para o Conselho de Curadores, foram convidados o sociólogo Danilo Santos de Miranda, diretor do SESC (Serviço Social do Comércio) em São Paulo; o físico e engenheiro Hubert Alquéres, diretor-presidente da Imprensa Oficial do Estado de São Paulo; e o poeta, jornalista e professor universitário Augusto Massi.

Apelidado como "Cidadão Cultura" pela revista "Cult", Danilo Santos de Miranda é um dos grandes promotores e entusiastas do setor no Brasil. Foi presidente do Comissariado Brasileiro do Ano da França no Brasil em 2009 e faz do SESC em São Paulo um dos principais pólos de divulgação da cultura popular nacional.

Além de atuante administrador público, o educador Hubert Alquéres foi professor universitário, tendo sido secretário adjunto da Secretaria de Estado da Educação de São Paulo no governo Mario Covas. Também foi secretário de Comunicação no início do governo José Serra. Desde 1998, é membro do Conselho Estadual de Educação.

Professor-doutor de Literatura Brasileira na USP (Universidade de São Paulo), Augusto Massi tem destacada atuação na área de crítica literária e é desde 2001 diretor editorial da Cosac Naify.

Os três vão contribuir de forma geral com as equipes responsáveis pelas atividades, atrações e eventos culturais preparados para a Bienal do Livro 2010. Cada segmento temático de atividades terá um curador específico. A programação cultural da feira tem como principais temas: Monteiro Lobato; Clarice Lispector; Lusofonia; e Livro Digital.

Uma das novidades que a Bienal do Livro lança em sua edição 2010 é o Espaço Gourmet. Sob a temática cozinhando com palavras, o espaço tem a curadoria do jornalista e editor André Boccato e reunirá chefs de cozinha autores de livros para que ofereçam ao público aulas práticas e debates sobre a boa cozinha e literatura.

Sob curadoria do jornalista Manuel da Costa Pinto, editor do programa Entrelinhas e apresentador do Letra Livre, ambos da TV Cultura, e do também jornalista e especialista em cinema Alexandre Agabiti Fernandez, o já tradicional Salão de idéias está sendo renovado, com sua programação ampliada. O espaço é conhecido por promover mesas de debates entre escritores nacionais e internacionais sobre os mais variados temas.

O Palco Literário receberá grandes nomes do teatro, cinema, música e televisão que farão um link entre a literatura e as demais expressões artísticas. A curadoria do espaço está a cargo do conhecido autor de novelas, escritor e cronista Walcyr Carrasco.

A curadora Marisa Lajolo, conceituada escritora e professora da Universidade Presbiteriana Mackenzie e Unicamp, será a responsável pelo Espaço do Professor, organizado na forma de um curso que tem o objetivo de capacitar professores a trabalhar o livro de literatura em sala de aula.

Para o público infantil, a Bienal do Livro preparou uma série de atividades destinadas a envolver e atrair as crianças para o mundo da leitura. A programação inclui duas séries especiais de atividades: o segmento temático O Livro é uma Viagem, organizado pelo IPL (Instituto Pró-Livro) e dedicado a promover a leitura desde cedo; e Fábulas com a Turma da Mônica, que tem como curador o próprio criador da turma de personagens de histórias em quadrinhos, Maurício de Souza.

A Bienal do Livro 2010

Uma programação cultural rica e diversificada, composta por mais de 700 atividades distribuídas por pelo menos 400 horas durante 11 dias é o que encontrará quem for à 21ª Bienal Internacional do Livro de São Paulo, de 12 a 22 de agosto de 2010, no Pavilhão de Exposições do Anhembi, Zona Norte da capital paulista.

Nesta edição, novos formatos, grande interatividade e a presença de conceituados escritores brasileiros e autores internacionais vão formar a grade mais pluralista dos 40 anos de evento.

Para enriquecer a programação, a organização da Bienal do Livro convidou conceituados profissionais para serem curadores das atividades culturais. Em 2010, a programação focará quatro temas principais: Monteiro Lobato; Clarice Lispector; Lusofonia; e Livro Digital.

Realizada pela Câmara Brasileira do Livro (CBL) e organizada pela Reed Exhibitions Alcantara Machado, a 21ª Bienal Internacional do Livro de São Paulo tem o objetivo de ampliar a base de leitores e democratizar o acesso ao livro – com reflexos imediatos à cidadania.

A Bienal do Livro ocupará uma área de 60 mil metros quadrados (o equivalente a quase oito campos de futebol) do Pavilhão de Exposições do Anhembi e a expectativa é reunir 350 expositores do Brasil e de fora, que representam mais de 900 selos editoriais.

Terceiro maior evento do gênero do mundo – os dois maiores são a Feira do Livro de Frankfurt e a Feira Internacional do Livro de Turim –, a Bienal do Livro chega em 2010 a sua 21ª edição, sendo um grande ambiente cultural onde se apresentam, juntas, as principais editoras, livrarias e distribuidoras do país, que destacam seus lançamentos nesse período. Além da diversificada oferta de livros de qualidade e de todos os segmentos, a feira oferece uma programação cultural ampla e variada, desenvolvida especialmente para despertar o gosto pela leitura em todas as faixas etárias e classes sociais.

21ª BIENAL INTERNACIONAL DO LIVRO DE SÃO PAULO

Data: 12 a 22 de agosto de 2010

Local: Pavilhão de Exposições do Anhembi - Av. Olavo Fontoura, 1.209 - São Paulo/SP

Site: www.bienaldolivrosp.com.br

 

Gerência de Comunicação Reed Exhibitions Alcantara Machado

Ricardo Viveiros & Associados - Oficina de Comunicação


--
farolcomunitario | rede web de informação e cultura
coletivo de imprensa | www.coletivodeimprensa.jor.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pela visita. Todo comentário é moderado.
Palavrões,ofensas e assemelhados não são aceitos, assim como textos fora do contexto do post e/ou com link para outro site.