quarta-feira, 19 de maio de 2010

Evento promove reflexões sobre a sociedade africana em São Carlos

A sexta edição da Semana Acadêmica e Cultural Africana tem a intenção de discutir os movimentos africanos e ameaças das mudanças climáticas no Continente

A terceira edição do Ciclo de Práticas Culturais Populares e Educação da UFSCar oferece, em maio, atividades voltadas a reflexões sobre a sociedade africana. A programação integra a "VI Semana Acadêmica e Cultural Africana em São Carlos - 2010" que acontece entre os dias 19 e 29 de maio, em São Carlos. A Semana é organizada pela Comunidade Acadêmica Africana de São Carlos (Caascar) e realiza atividades no campus da UFSCar e da USP. As atividades começam no dia 19 de maio, com apresentação de músicas e danças típicas no Diretório Central de  Estudantes da UFSCar, a partir das 22 horas. A Semana conta também com debates; exposição sobre África do Sul; oficinas de trança; e torneio de futebol. A abertura oficial do evento acontece no dia 25 de maio com a palestra "História, Políticas e Fundadores da Organização de Unidade Africana, atualmente denominado União Africana", com Mario Biagué, do Programa de Pós-Graduação em Engenharia Elétrica da USP, a partir das 9h30, no Auditório da UEIM, localizado na área Sul do campus São Carlos da UFSCar.

Também no dia 25, será apresentada a palestra sobre a influência das mudanças climáticas no contexto migratório dos africanos e suas vulnerabilidades, ministrada pelo professor Dagoberto José Fonseca, da Unesp-Araraquara, e Ilunilson Fernandes, aluno do Programa de Pós-Graduação em Sociologia da USFCar. A atividade tem início às 15h30, no Auditório do Departamento de Ciências Sociais, também na área Sul do campus da UFSCar.

O dia 25 de maio tem para o continente africano um caráter histórico, pois foi nesta data que líderes africanos se reuniram para traçar estratégias sobre o processo de descolonização do continente. Diante disso, a Caascar vem tradicionalmente organizando atividades para comemorar a data. A iniciativa não é somente para comemorar o valor histórico que o dia representa na luta pela defesa da identidade africana, mas também tem o propósito de apresentar valores identitários dos imensos aspectos históricos, políticos, sociais e culturais da África.

A programação completa das atividades pode ser acessada no endereço eletrônico http://www2.ufscar.br/uploads/VI_Semana_Africa.doc. Mais informações podem ser obtidas com a Caascar pelo e-mail caascar@yahoogrupos.com.br

Beatriz Bueno
Coordenadoria de Comunicação Social
Universidade Federal de São Carlos

--
farolcomunitario | rede web de informação e cultura
coletivo de imprensa | www.coletivodeimprensa.jor.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pela visita. Todo comentário é moderado.
Palavrões,ofensas e assemelhados não são aceitos, assim como textos fora do contexto do post e/ou com link para outro site.