quinta-feira, 20 de maio de 2010

Thomas Lovejoy faz palestra em 22/5

FAPESP promove palestra com Thomas Lovejoy no Dia Internacional da Biodiversidade, 22/5

 

O Programa Biota-FAPESP, apoiado pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo, realiza no próximo sábado, 22/5, no Palácio dos Bandeirantes, palestra do ambientalista norte-americano Thomas Lovejoy, presidente do Heinz Center for Science, Economics and Environment, de Washington, Estados Unidos, e consultor chefe para biodiversidade do Banco Mundial.

 

O foco da palestra será na terceira edição do Global Biodiversity Outlook, publicação da Convenção sobre Diversidade Biológica que avalia a situação atual e tendências da biodiversidade. O evento comemora o Dia Internacional da Biodiversidade no ano também declarado pela Organização das Nações Unidas o Ano Internacional da Biodiversidade.

 

Lovejoy é um estudioso da Amazônia há quatro décadas e um especialista em Brasil, onde residiu por 17 anos. Biólogo conservacionista, ele introduziu o termo "diversidade biológica" nos anos 1990. Foi cientista chefe e conselheiro da Instituto Smithsonian, vice-presidente executivo do World Wildlife Foundation (WWF-Estados Unidos) e membro de conselhos e comitês de ciência e meio ambiente nas administrações dos presidentes norte-americanos Ronald Reagan, George Bush e Bill Clinton.

 

Biota-FAPESP

Criado em 1999 pela FAPESP para conhecer, mapear, analisar as origens e a distribuição da fauna e da flora do Estado, o Biota-FAPESP também concentra projetos de pesquisa voltados para avaliar as possibilidades de exploração sustentável de plantas ou de animais com potencial econômico e subsidiar a formulação de políticas de conservação dos remanescentes florestais. O resultados de pesquisas do Biota já subsidiaram dois decretos e três resoluções do Governo de São Paulo e da Secretaria de Estado do Meio Ambiente para conservação da biodiversidade.

 

Conhecido como o Instituto Virtual da Biodiversidade, o Programa envolve 1.200 profissionais em 84 projetos que já resultaram na identificação de pelo menos 500 novas espécies de plantas e animais e na publicação de 700 artigos científicos. O Biota formou 169 mestres e 108 doutores e criou bases de dados com informações sobre mais de 12 mil espécies e com o conteúdo de 35 coleções biológicas.

 

Third Global Biodiversity Outlook

Palestra de Thomas Lovejoy

Data e horário: 22/5/2010, das 9h30 às 12h30

Local: Auditório do Palácio dos Bandeirantes, av. Morumbi, 4.500, São Paulo.

 

O evento é isento de taxa de inscrição e a palestra será apresentada em inglês com tradução para o português. Estacionamento de veículos no local. 

 

Gerência de Comunicação da FAPESP / Assessoria de Comunicação


--
farolcomunitario | rede web de informação e cultura
coletivo de imprensa | www.coletivodeimprensa.jor.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pela visita. Todo comentário é moderado.
Palavrões,ofensas e assemelhados não são aceitos, assim como textos fora do contexto do post e/ou com link para outro site.