segunda-feira, 21 de junho de 2010

Bibliotecas públicas têm até o dia 25 de junho para solicitar computador com internet

Parceria entre o Ministério da Cultura e o das Comunicações permite que estabelecimentos recebam Telecentros Comunitários. Cadastro se encerra no próximo dia 25. 

            Uma parceira entre os ministérios da Cultura e Comunicações vai levar computadores com internet a todas as bibliotecas públicas municipais. Pesquisa recente da Fundação Getúlio Vargas (FGV), encomendada pelo MinC, revelou que 45% dos estabelecimentos não possuem computador com internet.  Aquelas que ainda não receberam o Telecentro Comuntário devem se cadastrar no site do Ministério das Comunicações até a próxima sexta-feira (25 de junho).

            O acordo prevê que todas as bibliotecas públicas municipais implantadas ou modernizadas pelo Ministério da Cultura, por meio do Programa Mais Cultura, recebem o kit de instalação do Telecentro Comunitário – 11 computadores conectados à internet banda larga. A pesquisa da FGV descobriu que 420 cidades brasileiras não têm bibliotecas e o MinC está implantando o equipamento nestes municípios. 

Além das bibliotecas implantadas ou modernizadas pelo MinC, todas as bibliotecas públicas municipais – e não escolares - que desejarem receber o telecentro devem cadastrar a solicitação no portal do Ministério das Comunicações até o próximo dia 25 de junho.

A iniciativa faz parte do programa de Inclusão Digital do Governo Federal, que vem realizando um grande esforço para diminuir o número de brasileiros sem acesso à internet. Até o momento, já foram entregues 7 mil telecentros para 5.480 municípios, o que significa que 98,25% dos municípios do Brasil já contam com pelo menos um Telecentro Comunitário. A contrapartida municipal é a disponibilização do espaço físico dentro da biblioteca para instalação dos equipamentos e de monitores para atendimento ao público.

Neila Baldi | Imprensa

Diretoria de Livro, Leitura e Literatura / SAI - Ministério da Cultura

--
farolcomunitario | rede web de informação e cultura
coletivo de imprensa | www.coletivodeimprensa.jor.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pela visita. Todo comentário é moderado.
Palavrões,ofensas e assemelhados não são aceitos, assim como textos fora do contexto do post e/ou com link para outro site.