segunda-feira, 22 de novembro de 2010

Campanha Nacional de Prevenção do Câncer de Pele

Pela primeira vez em 12 anos, a diretoria da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) realizará em Brasília a abertura oficial da Campanha Nacional de Prevenção ao Câncer da Pele. Durante o evento – que acontece às 10h da manhã de terça-feira (23.11), no Salão Negro do Congresso Nacional – o presidente da entidade, Dr. Omar Lupi, apresentará um panorama da doença no País e os detalhes da mega operação de rastreamento. São esperados 150 convidados, entre políticos e jornalistas.

 

A Mobilização - Segundo o Instituto Nacional do Câncer, estão previstos 113.850 novos diagnósticos do tumor de pele não melanoma e 6 mil de melanoma em 2010. "Trata-se do câncer que mais cresce no mundo. Na última década a incidência subiu cerca de 20%", destaca Dr. Gilvan Alves, presidente da SBD – Regional DF.

 

Para combater a letalidade, o diagnóstico precoce é fundamental. E é exatamente essa a proposta do mutirão que mobilizará 4 mil dermatologistas no dia 27 de novembro, sábado subsequente ao lançamento da campanha. Todos os estados brasileiros serão contemplados, com previsão de 56 mil atendimentos. O trabalho dos médicos não se resumirá ao exame e eventual diagnóstico – portadores de lesões serão encaminhados a hospitais públicos para realização de procedimentos.

 

Alerta – Nunca é demais lembrar que a exposição ao sol é fator preponderante para o surgimento o câncer de pele. Para alertar a população sobre a necessidade de uso do filtro solar e outros fatores de proteção, na noite de 23 de novembro Brasília e Rio de Janeiro iluminarão de laranja dois cartões postais: o Congresso Nacional e o Cristo Redentor. Mais um ponto para a campanha, que este ano entrou para o livro dos recordes como maior evento de prevenção da doença no mundo.

 

Sociedade Brasileira de Dermatologia promove 12ª. edição da 

Campanha Nacional de Prevenção do Câncer de Pele

 

·        Campanha acontece em 27 de novembro em 24 estados de todas as regiões do País

·        Mais de 4 mil profissionais voluntários, incluindo médicos dermatologistas e enfermeiros, vão prestar atendimento gratuito a 40 mil pessoas em 165 postos

·        Guinness Book: campanha entrou este ano para o livro dos recordes como maior evento de prevenção da doença no mundo

 

A Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) promove em 27 de novembro a 12ª. edição da Campanha Nacional de Prevenção do Câncer de Pele. Cerca de 4 mil profissionais voluntários, incluindo médicos dermatologistas e enfermeiros, vão prestar atendimento gratuito em 165 postos, em 24 estados nas cinco regiões do País. Serão oferecidos exames completos da pele, palestras e orientações sobre os cuidados com a exposição solar, prevenção, autoexame e descoberta precoce da doença. Os casos com suspeita de câncer de pele serão imediatamente encaminhados para tratamento gratuito, incluindo cirurgias.

 

Guinness Book - De acordo com o presidente da SBD, o médico dermatologista Omar Lupi, a estimativa para 2010 é atender 40 mil pessoas em todo Brasil. "A campanha entrou para o Guinness Book em junho deste ano, quando foi reconhecida pelo livro dos recordes como a maior ação mundial de prevenção do câncer de pele no mundo", afirma.

 

A campanha tem o objetivo de contribuir na redução da doença no País. Dados do Instituto Nacional do Câncer (Inca) sobre a estimativa de casos para este ano mostram que o câncer de pele tipo não melanoma é o de maior incidência entre os brasileiros: 114 mil diagnósticos, o que corresponde a 23% de todos os tumores registrados.

 

Exposição sem proteção - O levantamento das edições anteriores da campanha, entre 1999 a 2009, revela que uma das causas para o índice elevado da doença está no comportamento da maioria dos brasileiros: 66,3% se expõem ao sol sem qualquer tipo de proteção. "O mais eficaz é adotar um conjunto de medidas no cuidado com a pele para a prevenção primária, incluindo não só o filtro solar como também o uso de chapéus, óculos e roupas adequadas para reduzir os efeitos da radiação solar, principalmente no horário de maior incidência dos raios UVB, das 10h às 15h", afirma a coordenadora da campanha, a médica dermatologista Selma Cernea.

 

Ela chama atenção para os cuidados desde a infância. "O câncer de pele não melanoma é resultado de um processo evolutivo ao longo dos anos de vida. Não surge de uma hora para outra", explica. A médica esclarece que a doença não deve ser associada somente à exposição ao sol na praia ou a atividades de lazer. "A proteção é indispensável em qualquer lugar e em qualquer situação de exposição ao sol como, por exemplo, o exercício de atividades profissionais ao ar livre", alerta.

Perfil - A SBD também verificou que, entre 1999 a 2009, a incidência dos casos é maior em homens (61,6%) do que em mulheres (38,4%); em pessoas de pele clara (63%); e na faixa etária de 55 a 65 anos A concentração dos casos nas regiões é maior no Sul (10,44%), seguida do Sudeste (9%), Centro-oeste (8,9%), Nordeste (8,62%) e Norte: (8,14%). A campanha já atendeu 357.268 pessoas em 25 estados das cinco regiões do País, sendo verificados 32.742 casos de suspeita da doença, o que representa 9,12%. De acordo com o Inca, os estados com maior incidência de casos é Santa Catarina e Rio Grande do Norte.

As informações sobre a campanha, incluindo a localização dos postos de atendimento gratuito, podem ser obtidas no site  www.sbd.org.br ou no 0800-701 3187 (disponível a partir de 6/11). No site da SBD também há uma calculadora de risco para câncer de pele através da qual a população pode saber qual é a probabilidade de desenvolver a doença.

Solenidade de Lançamento da

Campanha Nacional de Prevenção ao Câncer da Pele - DF

Data: 23/11/2010, terça-feira

Hora: 10h da manhã

Local: Salão Negro do Congresso Nacional

Promoção: Sociedade Brasileira de Dermatologia

 

Carla Furtado | AthenaPress 

 

Paulo Lima | 

Máquina

 

-- 
farolcomunitario | rede web de informação e cultura
coletivo de imprensa 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pela visita. Todo comentário é moderado.
Palavrões,ofensas e assemelhados não são aceitos, assim como textos fora do contexto do post e/ou com link para outro site.