segunda-feira, 17 de outubro de 2011

Projeto Rios Voadores participará da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia

Novas pesquisas na Amazônia avaliam mudanças do clima e das chuvas no País

No próximo dia 17, o Projeto Rios Voadores, patrocinado pela Petrobras através do Programa Petrobras Ambiental, participará da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, em Petrópolis, na região serrana do Rio de Janeiro. A feira tem entrada franca, e não é necessário inscrição antecipada. O idealizador do projeto, Gerárd Moss, estará na Tenda Amigos da Ciência para realizar palestra e exibir mostra fotográfica sobre esta expedição que percorre os "rios voadores" - correntes de ar carregadas de vapor de água que atravessam a Amazônia e trazem a umidade para outras regiões do Brasil. O objetivo é mostrar como o desmatamento da região amazônica poderia afetar o clima e alterar o ciclo hidrológico, principalmente no Sul e Sudeste do País.

Novas pesquisas serão realizadas para estudar a origem do vapor de água e calcular o volume da água cedida para a atmosfera pela evaporação das folhas e a transpiração das árvores e plantas. Em iniciativa inédita, Gérard Moss optou por utilizar um balão que fará voos para a coleta de amostras rente à copa das árvores e aos campos degradados ou de plantio. "É também uma excelente plataforma que permite uma observação mais próxima destas áreas", explica.

As informações coletadas também devem servir para que modelos usados pelos estudiosos das mudanças climáticas possam validar seus resultados. Segundo o cientista da equipe do projeto, professor Antonio Nobre, são cerca de 20 bilhões de toneladas de água por dia que evaporam da floresta, sendo que uma parte é transportada de forma "invisível", por cima das nossas cabeças. "A vazão média do Amazonas é da ordem de 17 bilhões de toneladas de água por dia. Ou seja: a quantidade de água evaporada diariamente supera a vazão do maior rio do mundo", afirma.

A Tenda Amigos da Ciência contará com a visitação de cinco mil pessoas por dia. Ela é coordenada pelo Laboratório Nacional de Computação Científica, com a parceria da Prefeitura Municipal de Petrópolis e demais instituições de ensino e pesquisa da região. Também participarão instituições como o Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas (CBPF), Instituto Nacional de Tecnologia (INT), Centro de Tecnologia Mineral (Cetem) e Observatório Nacional (ON), entre outras.

A Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, uma iniciativa do Ministério da Ciência e Tecnologia, realizará atividades em todo o País, até 20 de outubro, com previsão de receber 25 mil pessoas, sendo 20 mil crianças de escolas da rede municipal. O objetivo é mobilizar as pessoas, em especial crianças e jovens, em torno de temas e atividades de educação, cultura, ciência e tecnologia.

O Programa Petrobras Ambiental (PPA) investe em projetos de conservação ambiental, com investimentos de R$ 500 milhões, para o período de 2008 a 2012, em projetos de todo o País. O tema do Programa é "Água" e "Clima", com três linhas de atuação: Gestão de corpos hídricos superficiais e subterrâneos; Recuperação ou conservação de espécies e ambientes costeiros, marinhos e de água doce; e Fixação de carbono e emissões evitadas.


Serviço
Evento: Semana Nacional de Ciência e Tecnologia - Palestra com Gerárd Moss, idealizador do Projeto Rios Voadores
Local: Instituto de Pesquisa do Ministério da Ciência e Tecnologia - Av. Getúlio Vargas, 333, Quitandinha, Petrópolis
Dia e horário: Dia 17, às 16h

Petrobras | Gerência de Imprensa/Comunicação Institucional

Leia mais sobre a Semana da Ciência e Tecnologia 2011