quinta-feira, 23 de agosto de 2012

Senad convoca selecionados para confirmarem inscrição no curso para educadores


A Secretaria Nacional de Políticas sobre Drogas (SENAD) em parceria com a Secretaria de Educação Básica do Ministério da Educação (MEC), Universidade de Brasília e o Centro de Seleção e de Promoção de Eventos (Cespe) convocam os educadores de escolas públicas para confirmarem seu pedido de inscrição no Curso de Prevenção do Uso de Drogas. 

Dentre os mais de 112 mil educadores que realizaram a inscrição, foram selecionados 70 mil que receberão, no e-mail cadastrado, uma mensagem eletrônica com as orientações de como realizar a confirmação da inscrição. As aulas estão previstas para se iniciar no dia 3 de setembro.

Como a pré-inscrição superou o número de vagas, a SENAD teve que fazer uma seleção com os mais de 112 mil interessados nas 70 mil vagas disponíveis. Entre os critérios usados estavam a localização do educador em um dos 12 estados que já aderiram ao programa “Crack, é possível vencer” até o momento (Alagoas, Pernambuco, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Minas Gerais, Acre, Santa Catarina, Espírito Santo, Mato Grosso do Sul, Piauí, Paraná e Ceará). 

Também foi levado em conta o número de inscritos por unidade educacional e a participação das escolas em programas do Ministério da Educação como o Saúde na Escola e Projeto Saúde e Prevenção nas Escolas, entre outros.

O curso 
O curso, que será realizado na modalidade à distância entre setembro de 2012 e abril de 2013, tem o objetivo de treinar os educadores para que elaborem e implementem um projeto de ações preventivas nas escolas onde trabalham, contribuindo com o fortalecimento da comunidade escolar na prevenção do uso de drogas.

A intenção da Senad e do MEC é ter 14 mil escolas inscritas neste curso, atingindo assim cerca de 2,8 milhões de alunos. No final do treinamento, os aprovados receberão Certificado de Curso de Extensão Universitária, de carga horária de 180 horas, emitido pela Universidade de Brasília.

O Curso de Prevenção do Uso de Drogas para Educadores de escolas públicas é um dos treinamentos previstos no eixo “prevenção”, no âmbito do Programa “Crack, é possível vencer”, lançado em dezembro de 2011. Além da capacitação para profissionais das redes de educação, o programa treinará agentes de segurança pública, Justiça, saúde e assistência social, além de conselheiros e lideranças comunitárias e religiosas.

O Programa “Crack, é Possível Vencer” prevê a realização de mais dois treinamentos para educadores nos anos de 2013 e 2014, cada um com os mesmos 70 mil inscritos. As três edições vão representar um total de 8,4 milhões de alunos atendidos. O investimento para a realização da edição deste ano é de aproximadamente R$ 14 milhões.

Fabrícia Coan | Comunicação Social – Ministério da Justiça